sábado, 7 de novembro de 2020

O PROGRESSO ESPIRITUAL

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SÁBADO (páginas 50 e 51)

SÉRIE:*DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: UMA VISÃO PANORÂMICA – (1 TS 1:1, 3, 5-10)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 2 —4
Ler com oração:
Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes (1 Ts 2:13).

O PROGRESSO ESPIRITUAL
Continuando com o esboço que traçamos dessa epístola aos tessalonicenses, vamos avançar para mais seis itens que resumem esse livro maravilhoso.
4. O segredo do progresso espiritual (1 Ts 2:13). Não devemos confiar em nossa capacidade, mas na palavra profética. Ao conviver com o irmão Dong e perceber que o Senhor lhe havia encarregado Seu ministério na América do Sul, concluí que o segredo do progresso espiritual era voltar-se para esse ministério, recebendo fielmente tal palavra. Os irmãos que profetizam a palavra estão procurando ser fiéis a Deus, e não agem com engano nem dolo ou motivação impura. Eles estão, fielmente, entregando a palavra de Deus. Logo, se assim a acolhermos, essa palavra, por si só, vai operar eficazmente em nós e em nossa obra. Este é o caminho: não confiar em nossa capacidade, mas sim na palavra de Deus dispensada por meio dos profetas e dos apóstolos. Isso nos trará o progresso espiritual.
5. A perseguição dos judeus (1 Ts 2:14-16). Nessa porção, Paulo quis consolar os tessalonicenses quanto à perseguição que sofriam. O apóstolo demonstrou que tais fatos ocorreram também na Judeia, onde o próprio Senhor Jesus foi morto em favor de todos. Paulo também não pôde pregar o evangelho aos gentios, pois era restringido pela perseguição dos judeus. Assim, os irmãos foram consolados, entendendo que o que sofriam não era uma marca exclusiva deles.
6. Preocupação pela saída abrupta (1 Ts 2:17 —3:10). Vimos que os apóstolos deixaram a cidade de Tessalônica por causa do tumulto gerado ali. Isso fez doer o coração de Paulo, Silas e Timóteo, porque perceberam que a igreja tinha condições favoráveis para progredir, pois dispunha de recursos humanos e materiais, porém, infelizmente, eles tiveram de partir.
Nos versículos 17 a 19 do capítulo 2, Paulo descreve como desejava reencontrar os irmãos, declarando que eles eram sua esperança, alegria e coroa na vinda do Senhor. Por essa razão, Timóteo foi enviado para ajudar os irmãos, já que Paulo, embora tenha tentado ir por duas vezes, não conseguira.
Quando Timóteo retornou com notícias positivas dos tessalonicenses, o coração de Paulo foi consolado (1 Ts 3:7-10).
7. A segunda oração de Paulo (1 Ts 3:11-13). Paulo ora a Deus para que o Senhor confirme os irmãos em santidade, isentos de culpas e irrepreensíveis na presença de nosso Deus e Pai, até a vinda de nosso Senhor Jesus. Paulo almejava que os tessalonicenses fossem salvos totalmente.
8. Exortação à santidade (1 Ts 4:1-8). Aqui, o termo “santidade” está voltado para guardar o próprio corpo em relação a fornicação, desejo lascivo e sexo ilícito. Isso se fazia necessário, pois a religião grega favorecia muito a prostituição. Havia, por exemplo, as profetisas de Afrodite, deusa do amor e do sexo, que praticavam a prostituição para angariar recursos para a manutenção do templo. Como se vê, os gregos não possuíam um rigor moral. Portanto cabia a Paulo advertir os irmãos de que na vida da igreja não poderiam ocorrer tais fatos, asseverando: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (vs. 3-4).
9. Amor fraternal (1 Ts 4:9-12). O amor fraternal é o combustível para a vida da igreja. Sem ele, restam somente regras, e tudo fica muito maçante. Quanto a isso os tessalonicenses eram exemplares: “No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros” (v. 9).
Pergunta:
Dos seis itens vistos hoje, quais precisam ser mais desenvolvidos em sua vida? Reflita e compartilhe com os irmãos de sua localidade

Meu ponto-chave: