sábado, 7 de dezembro de 2013

AMAR É A PROVA DA REGENERAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  Jo 3:16; 1 Jo 3:15-18; 4:7-8; Ap 22:7

Ler com oração:  Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos (1 Jo 3:14a).

AMAR É A PROVA DA REGENERAÇÃO

Em sua maturidade, o apóstolo João nos aconselha: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4:7-8). Amar uns aos outros não é uma doutrina, visto que só conhece a Deus aquele que ama. Além disso, amar é prova de nossa regeneração: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama, permanece na morte” (3:14).
João é muito prático ao falar sobre o amor: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (v. 16). O sinal de que conhecemos o amor é nossa disposição em dar a vida em favor de outros, porque essa foi a manifestação do amor de Deus por nós. O amor de Deus gerou uma ação: Ele “deu o seu Filho unigênito” por nós (Jo 3:16). Nosso amor por Deus também deve gerar algo: dar nossa vida pelos irmãos, pelas pessoas.
Se somos indiferentes para com as pessoas, não conhecemos a Deus, porque Deus é amor. O sinal de que alguém conhece a Deus é que ele ama as pessoas e está disposto a dar a vida por elas. Isso quer dizer que ele não se acomoda com o fato de amar a Deus e ser amado por Ele, mas participa da pregação do evangelho, vai para as ruas, ao encontro das pessoas, para anunciar-lhes que Deus também as ama.
Certa igreja planejou sair para bater às portas e pregar o evangelho, mas um irmão não queria sair, pois não sentia amor. Então, na noite anterior da pregação do evangelho, ele orou: “Senhor, não adianta eu sair e não sentir o Teu amor. Tu és o amor; muda-me, Senhor, não posso ficar assim”. Naquela noite o Senhor o inundou com amor divino. No dia seguinte ele estava “doido” para sair, porque via que cada pessoa precisava do Senhor.
Em 1 João 3:17-18 lemos: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”. Muitas vezes pensamos que João se refere apenas ao alimento físico, mas se aplica também ao alimento espiritual. Muitos filhos de Deus estão famintos da Palavra de Deus. Se vemos um irmão padecendo necessidade e fechamos nosso coração, como o amor de Deus pode permanecer em nós?
Todos temos recursos nas mãos, mas quem os leva aos outros? Devemos mudar de atitude. Quando somos um com o Senhor, Seu amor queima em nós e flui de nós porque nos importamos com cada pessoa. Se Deus se importa, nós nos importamos também.


Ponto-chave:  Amar de fato e de verdade.

Pergunta:  Qual é o sinal de que alguém conhece a Deus?