domingo, 21 de julho de 2013

O RESULTADO FINAL DO TRABALHAR DE DEUS EM NÓS É O AMOR ÁGAPE

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 18: Ágape (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: 2 Tm 3:16; 2 Pe 1:3-7


Ler com oração: Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo (Sl 82:6). Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. [...] Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 Jo 3:1-2).


O RESULTADO FINAL DO TRABALHAR DE DEUS EM NÓS É O AMOR ÁGAPE

Damos graças a Deus Pai pela obra transformadora do Espírito, por meio da qual estamos sendo purificados e conformados à imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. O resultado final desse processo de transformação pelo qual passamos hoje é a plena manifestação do amor de Deus em nós.

Em 2 Pedro 1:3 lemos: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade”. Vida e piedade estão relacionadas ao dispensar do Pai, pois Seu desejo é que desfrutemos de Sua vida em plenitude, e tenhamos piedade, isto é, um viver que manifeste o próprio Deus.

O versículo prossegue: “Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Isso diz respeito ao Filho, que manifestou a glória do Pai em Seu viver humano e elevou as virtudes humanas. A esse viver de glória e virtudes elevadas é que fomos chamados. Aleluia!

Em seguida, lemos: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina” (v. 4). Por meio do Espírito que nos foi prometido, nos tornamos coparticipantes da natureza divina, ou seja, todas as promessas de Deus se tornam reais para nós no Espírito. Tudo que necessitamos para nosso crescimento de vida o Senhor nos concede por meio de Seu Espírito.

Assim, à medida que nos esvaziamos de nós mesmos, permitimos que a vida de Deus cresça em nós. O início desse processo aconteceu quando a fé foi plantada em nosso interior. A partir daí outros atributos divinos são trabalhados em nós, tais como a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e, por fim, o amor (vs. 5-7). De acordo com o original grego, a palavra “amor” é “ágape”, que representa o amor puro e incondicional do próprio Deus. Conforme esses atributos se desenvolvem em nós, passamos a expressar o genuíno amor de Deus.

Logo, vemos que amor fraternal, embora seja importante, ainda não é nossa meta final. O objetivo de Deus é que Sua vida cresça em nós até o ponto de manifestarmos o Seu amor ágape. Manifestar o amor ágape significa que estamos cheios da vida de Deus, a ponto de amarmos até os nossos inimigos. Esse é o grande mistério da piedade (1 Tm 3:16): sermos como Deus em vida e natureza (Sl 82:6; 1 Jo 3:1-2).

Para que possamos alcançar esse padrão divino, necessitamos que o Espírito tenha liberdade para operar em nosso interior, iluminando nosso coração e queimando nossas impurezas. Essa foi a experiência vivida principalmente por Pedro e João. Cada um deles experimentou a transformação do Espírito de maneira especial, de tal forma que se tornaram modelos para nós. Que possamos aprender com eles e igualmente aplicar o fogo do Espírito em nosso viver para que o amor ágape se manifeste por meio de nós.


Ponto-chave: A meta final do trabalhar do Deus Triúno em nós é o amor ágape.

Pergunta: Como podemos definir o amor de Deus?