terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ser luz para glorificar a Deus


Ser luz para glorificar a Deus

Escrito por Dong Yu Lan

   Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

Outrora éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz(Ef 5:8)

Mt 5:13-16; Lc 8:17; 1 Jo 1:5-7

Como discípulos do Senhor, também somos a luz do mundo (Mt 5:14). A função da luz é brilhar, iluminar as pessoas, a fim de que glorifiquem a Deus. O Senhor menciona, em Mateus 5:15, que não se acende uma luz para ser colocada debaixo de um alqueire.Esse alqueire se refere a uma medida utilizada antigamente para quantificar grãos, como trigo ou arroz. Quando nos tornamos filhos de Deus, Sua luz foi acesa em nosso interior, pois recebemos Sua vida em nosso espírito. A Palavra revela que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor (Pv 20:27). Isso significa que, como luzeiros no mundo, não devemos nos esconder por trás de nossas ocupações, como a busca pela subsistência e conforto terrenais. Se temos vivido dessa forma, dedicando nosso tempo apenas ao que é terreno – como a busca pelo dinheiro, bem-estar e entretenimento –, escondemos a luz do mundo. Ao deixarmos de brilhar, perdemos nossa função, o que impede as pessoas de conhecerem a Deus por nosso intermédio.

Como filhos de Deus, devemos andar na luz, dando um bom testemunho perante os homens e enxergando nossas próprias falhas perante Deus. Assim, somos iluminados quanto à nossa condição e podemos nos arrepender de qualquer situação negativa. Diante desse testemunho positivo, aqueles que estão ao nosso redor também são iluminados e ajudados pela luz que brilha por meio de nós. Se nossa conduta é essa, certamente as pessoas que convivem conosco estarão receptivas à pregação do evangelho e aos livros que transmitem a fé que lhes apresentamos. Por isso, ao levarmos a Palavra de Deus, somos a luz do mundo.

De igual modo, para reinarmos com o Senhor, precisamos estar sob Sua luz. Não podemos ocultar de Deus nossas falhas e problemas nem ter um viver na igreja que se sustenta pela aparência. Quando somos iluminados, todas as coisas ocultas são manifestas diante do Senhor, de modo que Ele nos faz enxergar nossa real condição (Lc 8:17). Assim, somos levados ao arrependimento, confessando nossas faltas diante Dele. Dessa maneira, o sangue de Jesus nos purifica de toda injustiça e nos torna pessoas transparentes, que nada de negativo tem a esconder (1 Jo 1:5-7). Graças a Deus por Sua luz! Quando permitimos que ela brilhe por meio de nós, somos libertos das preocupações terrenas, damos bom testemunho diante das pessoas e nos preparamos para reinar no mundo que há de vir.

     * Ter um viver que brilha para a glória de Deus.