quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

UM SERMÃO AGUÇADO

Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo
(Romanos 2:1).

UM SERMÃO AGUÇADO

"Eu gostei de seu sermão de ontem", disse um fazendeiro, quando o pregador o visitou, "só precisou apenas uma coisa: Você deveria ter pregado ainda mais incisivamente. Mas, por favor, não se ofenda!" – "De maneira nenhuma! Acredito que o sermão poderia ter sido mais penetrante". – "Sim, especialmente quando você falou sobre a conversão e a avareza. Você não tem ideia de quão mesquinhas são as pessoas desta freguesia. A Bíblia diz: ‘Buscai primeiro o reino de Deus’. Você deveria ter ressaltado esse ponto mais".

Quando chegou a hora de o pregador ir embora, o fazendeiro o acompanhou até a porta. Na sala ao lado, onde a porta estava aberta, havia presuntos e outras carnes penduradas em tal quantidade que eram uma alegria para os olhos. O pregador parou e disse: "Antes de eu vir aqui, visitei a viúva, a Sra. X. Você sabe, ela tem seis filhos e precisa de ajuda; as coisas são muito difíceis para ela. Você tem alguns excelentes presuntos aqui. Você me daria um para a Sra. X?" – "O que? Um presunto inteiro. É muito! Um pedaço dou!" – "Não, não, ela precisa de uma peça inteira. Afinal, você é um homem rico e pode facilmente doar um presunto inteiro, não pode?" – "Tudo bem, não tenho outra saída".

Quando o fazendeiro lhe entregou o presunto, o pregador perguntou: "Bem, isso foi penetrante o suficiente?" - "Sim, um pouco demais!", respondeu o fazendeiro.
 

O SERVIÇO DE BARNABÉ EM JERUSALÉM E SUA IDA PARA ANTIOQUIA

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: Efésios: O Mistério de Cristo - a igreja

MENSAGEM 18: Separados pelo Espírito Santo para a obra para a qual Ele chama – (At 13:1-3)

Leitura bíblica:
At 4:36-37; 9:26-30; 11:19-26

Ler com oração:

Tendo ele [Barnabé] chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé (At 11:23-24a).

O SERVIÇO DE BARNABÉ EM JERUSALÉM E SUA IDA PARA ANTIOQUIA

Após fugir de Damasco, Paulo foi para Jerusalém. Tendo lá chegado, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus (At 9:26-27). Entretanto Paulo continuava a discutir com as pessoas que encontrava e, por esse motivo, os judeus planejavam matá-lo (v. 29). Os irmãos decidiram, então, enviá-lo para Tarso (v. 30), onde Paulo permaneceu até que Barnabé fosse buscá-lo (11:25-26).
Barnabé era um diácono na igreja em Jerusalém que se converteu logo no início da vida da igreja naquela cidade. Em Atos 4 vemos o registro de uma oferta feita por ele (vs. 36-37), o que mostra que tinha o desejo de colaborar com os recursos materiais que o Senhor lhe havia dado. Em outra passagem, a Bíblia registra que Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé (11:24).
Quando a palavra do Senhor chegou a Antioquia, alguns de Jerusalém decidiram enviar Barnabé para lá (At 11:22). Vendo a graça de Deus, ele alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor (v. 23). Nesse momento o serviço de Barnabé se manifestou mais uma vez, pois se lembrou de Paulo e foi até Tarso a fim de trazê-lo para Antioquia (v. 25).
Através desses fatos, podemos ver claramente que o serviço de Barnabé tinha como característica ajudar outros irmãos a desempenharem sua função; não vemos no registro bíblico o desejo de Barnabé ter uma obra particular. Ele introduziu Paulo na comunhão com os apóstolos em Jerusalém e depois foi até Tarso em busca de Paulo a fim de levá-lo para Antioquia, para juntos viverem a vida da igreja de maneira normal, em um ambiente espiritual positivo e de muita oração. Graças ao Senhor por isso!