quinta-feira, 22 de maio de 2014

OS ANTECEDENTES DA CONVERSÃO DE SAULO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 8: As verdades na forma da letra [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 7:58-59; 8:1a, 3; 9:14, 21; 22:3; Gl 1:14; Fp 3:5-6

Ler com oração: Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade (1 Tm 1:12-13).


OS ANTECEDENTES DA CONVERSÃO DE SAULO

Vimos ontem que os discípulos tiveram intrepidez para falar aos cultos habitantes de Jerusalém e aos judeus de todas as partes do mundo. Após orarem de maneira unânime e se esvaziarem de suas próprias coisas e pontos de vista, aqueles simples galileus ficaram cheios do Espírito. Com toda ousadia, Pedro se levantou e mencionou a profecia de Joel com respeito ao derramamento do Espírito nos últimos dias. Ao citá-la, porém, ele mostrou o ponto mais importante dessa profecia: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (2:17-21).
Vimos também que a partir de então, os que creram, começaram a invocar o nome do Senhor. Mais tarde Estêvão e alguns dos discípulos foram escolhidos para servir na igreja em Jerusalém. Eles eram pessoas cheias do Espírito, pois, certamente, também invocavam o nome do Senhor. Se, por um lado, isso nos dá gozo e intrepidez na fé, por outro, essa prática também incomoda o inimigo de Deus. Por isso logo começou a perseguição aos que invocavam o nome do Senhor, sendo que Saulo tornou-se um dos principais perseguidores.
Saulo aparece pela primeira vez no relato de Lucas por ocasião da morte de Estêvão. Ele ainda era jovem, por isso, talvez, não tinha idade para participar de um apedrejamento (At 7:58). O livro de Atos, porém, enfatiza que ele consentia na sua morte (8:1a).
Saulo avantajava-se a muitos da sua idade quanto ao judaísmo (Gl 1:14). Ele fora instruído aos pés de Gamaliel (At 22:3), conhecido mestre da lei, e se tornou fariseu, isto é, membro da seita mais ortodoxa de sua época. Saulo fora circuncidado ao oitavo dia; era da linhagem de Israel, hebreu de hebreus, da tribo de Benjamim. Além de tudo isso, por causa de seu zelo, sua devoção ao judaísmo e a tradição de seus pais, ele perseguia a igreja (Fp 3:5-6).
Então, após a morte de Estêvão, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria. Enquanto isso, Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere (At 8:1b, 3). Assim, ele se tornou conhecido por perseguir e prender em Jerusalém os que invocavam o nome do Senhor (9:14, 21). Apesar disso, o Senhor já o havia escolhido para ser um instrumento para levar o Seu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel, e também para sofrer por esse nome. Que misericórdia e sabedoria!


Ponto-chave:
Misericórdia e sabedoria de Deus.