sexta-feira, 25 de julho de 2014

O EXCELENTE CAMINHO DO AMOR FRATERNAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Fm 1, 8-14; 1 Jo 3:16-18

Ler com oração: Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. [...] Solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. [...] Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor (Fm 4-6, 10, 15-16).

O EXCELENTE CAMINHO DO AMOR FRATERNAL

Na epístola de Paulo a Filemom, ele narra o que viveu com Onésimo, um escravo de Filemom que havia fugido após subtrair-lhe os bens. Ele conheceu Onésimo na prisão, onde lhe deu testemunho do evangelho de Cristo. Onésimo se arrependeu e creu no Senhor Jesus, o que produziu uma grande mudança em seu viver. Ali mesmo, na prisão, ele recebeu o aperfeiçoamento, em amor, da parte de Paulo.
Dessa maneira, Onésimo passou a ser útil a Paulo, provavelmente cooperando na propagação do evangelho. Quando Onésimo foi solto, Paulo percebeu que seu caráter havia mudado e que ele poderia voltar para seu senhor, Filemom, que era um irmão da igreja em Colossos, pois lhe seria muito útil.
O teor da carta de Paulo a Filemom é basicamente um pedido do apóstolo para que ele recebesse Onésimo de volta, não apenas como um escravo, mas como um irmão amado e restaurado. Antes, Onésimo era alguém inútil, de má índole; mas, por ter recebido o evangelho e o acolhimento e aperfeiçoamento amoroso de Paulo, ele tinha se tornado útil e amável.
Certamente em Roma Paulo deve ter despendido algum tempo e paciência com Onésimo, ensinando-lhe os princípios do evangelho do reino e o aperfeiçoando na prática da vida cristã. Esse relato é um excelente exemplo para cada um de nós. Devemos, por amor aos irmãos, deixar-nos gastar em favor deles, para que tenham a oportunidade de receber luz por meio da Palavra e se arrepender de qualquer procedimento fútil. Essa é a prática do amor fraternal: não somente falarmos o evangelho, como também acolhermos as pessoas que o recebem, para que sejam ajudadas e aperfeiçoadas no amor de Cristo a fim de serem úteis ao seu Senhor, não amando somente de palavra ou de língua, mas de fato e de verdade (1 Jo 3:16-18).


Ponto-chave: Praticar o amor fraternal.

RECEBER A FÉ OBJETIVA E PRATICÁ-LA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 2 Co 4:18; Ef 3:4-6, 10; Cl 1:16-17; 3:11; Fp 3:13-14; Hb 12:2

Ler com oração: Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé (Rm 1:17).

RECEBER A FÉ OBJETIVA E PRATICÁ-LA

A intenção de Paulo ao escrever suas epístolas era que seus leitores recebessem a Fé, isto é, a revelação da vontade de Deus, pelo Espírito – essa revelação, em seu aspecto objetivo, é a economia neotestamentária de Deus. Se eles a recebessem e passassem a colocar em prática a vontade de Deus, essa Fé objetiva se tornaria a fé subjetiva, ou seja, algo real na vida dos filhos de Deus. Esse era o desejo e o encargo de Paulo.
Na Epístola aos Efésios Paulo registrou as palavras inefáveis que ouviu de Deus. Por isso o livro de Efésios pode ser considerado o cerne, o coração do Novo Testamento. Além da revelação da economia neotestamentária, o livro de Efésios também apresenta a prática da igreja, como deve ser o nosso andar, em seus capítulos 4, 5 e 6.
O livro de Colossenses, por sua vez, apresenta o mistério de Deus, que é Cristo. Em Cristo, Deus se revelou ao homem. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Cristo é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste (Cl 1:16-17). Por isso Cristo é tudo em todos (3:11). Efésios complementa essa revelação ao mostrar que o mistério de Cristo é a igreja (Ef 3:4-6, 10). Assim, ambas as epístolas se complementam, como se fossem as duas asas de um avião.
Ao escrever a Epístola aos Filipenses, Paulo menciona a meta que estamos buscando alcançar: o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Para alcançá-la, prosseguimos esquecendo as coisas que ficam para trás (Fp 3:13-14). Em nossa experiência cristã, temos um caminho a trilhar, e o Senhor está nos chamando para prosseguir. Por isso não olhemos para os lados nem para as coisas do passado. O Senhor está à nossa frente nos encorajando: “Vem!”. Só alcançaremos esse prêmio se dependermos unicamente do Senhor e, ao andarmos por esse caminho, não atentarmos para o que vemos, mas para as coisas que não vemos. Devemos avançar para o que está adiante de nós, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da fé! (2 Co 4:18; Hb 12:2).


Ponto-chave: Encorajados a prosseguir pela fé.

SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 28:30-31; Gl 1:15-16; Fp 1:3-4; 4:22, Cl 1:3-4, 9; Fm 4

Ler com oração: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1:1).

SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS

Em Roma, Paulo ficou preso a fim de aguardar julgamento. Ele não foi aprisionado como um criminoso condenado, porque, na condição de cidadão romano, havia feito um apelo a César, de modo que permaneceu em uma casa, uma prisão domiciliar (At 25:11; 28:30). Como Paulo era um evangelista, ele não podia deixar de falar das coisas que havia visto e ouvido da parte de Deus. Dessa forma, embora não pudesse empreender suas viagens missionárias como antes, ele passou grande parte do tempo escrevendo epístolas às igrejas que havia visitado e a alguns de seus cooperadores na obra do ministério.
Mesmo estando preso e sendo vigiado por um guarda romano, Paulo não cessou de dar testemunho de sua fé, pregando o evangelho. A história registra que muitos dos guardas romanos encarregados de vigiar Paulo receberam o evangelho e vieram a se converter (Fp 4:22). Isso porque Paulo havia sido separado para o evangelho de Deus e foi fiel a esse comissionamento. Além disso, ele também recebia naquela casa todos os que o procuravam, aos quais pregava o evangelho do reino e ensinava coisas referentes a Jesus Cristo (At 28:31).
Quando Paulo estava em prisão domiciliar, frequentemente se lembrava das igrejas de que cuidara no início de seu ministério e intercedia por elas. Nessa ocasião, ele escreveu suas mais importantes epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom, nas quais registrou de maneira mais detalhada a revelação que recebera do plano de Deus, de Sua economia neotestamentária (Cl 1:3-4, 9; Fp 1:3-4; Fm 4). Esses escritos são extremamente importantes, não somente para as pessoas a quem as cartas foram destinadas, mas também a nós, os ministros da nova aliança, para que pratiquemos essas palavras a fim de nos preparar para reinar com Cristo no mundo que há de vir (Hb 2:5-8).


Ponto-chave: Não deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

APERFEIÇOADOS NO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Alimento diário - Semana 1 - terça-feira

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Gl 1:17; 3:2-3; 2 Co 12:1-4

Ler com oração: Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1:11-12).

APERFEIÇOADOS NO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Paulo, antes de partir para Jerusalém e se encontrar com os demais apóstolos, passou um tempo nas regiões do deserto da Arábia (Gl 1:17). Como judeu zeloso da lei, Paulo já era conhecedor de toda a revelação das Escrituras no Antigo Testamento. Desde jovem, ele havia sido instruído aos pés de Gamaliel, um importante mestre entre os fariseus. Mas, para ser um apóstolo entre os gentios, Paulo precisava ser equipado com a revelação da Palavra de Deus no Novo Testamento. Então, em determinado momento após sua conversão, ele foi arrebatado em espírito até o terceiro céu, onde obteve visões e revelações, e ouviu palavras inefáveis da parte de Deus (2 Co 12:1-4).
A intenção de Deus ao lhe revelar essas palavras era que Paulo as registrasse, para que fossem transmitidas a outros ministros. Todavia as palavras que Paulo ouviu eram inefáveis, muito elevadas, difíceis de se exprimir em linguagem humana, ou seja, divinas, totalmente espirituais, pois se originaram diretamente de Deus; não eram palavras aprendidas por homem. Para isso, ele precisou de catorze epístolas, que escreveu ao longo de seu ministério, para revelar o conteúdo dessas visões e revelações, que nós chamamos de a economia neotestamentária de Deus.
As primeiras epístolas escritas por Paulo foram Romanos, Gálatas, 1 e 2 Coríntios, 1 e 2 Tessalonicenses. Ele as escreveu durante suas viagens com Silas pela região da Europa. Nelas Paulo já apresenta algumas importantes revelações, bem como orientações gerais para as igrejas que estavam debaixo de seu cuidado.
Enquanto na Epístola aos Romanos, Paulo fala do evangelho de Deus (incluindo o que Cristo fez por nós e o que o Espírito está fazendo em nós a fim de edificar Seu Corpo), na Epístola aos Gálatas ele dá especial ênfase ao ministério do Espírito, em contraposição ao ministério da lei. Os gálatas tinham sido introduzidos na graça de Cristo, pois haviam recebido o evangelho pela pregação da fé (Gl 3:2-3). Segundo Paulo, eles haviam começado bem, no Espírito, provavelmente invocando o nome do Senhor. Porém, posteriormente, devido à influência dos judaizantes, decaíram dessa graça para se justificar nas obras da lei (2:16). Tornaram-se insensatos, retrocedendo às práticas do Antigo Testamento, tentando se aperfeiçoar na carne (3:3).
A advertência de Paulo aos gálatas serve também para nós. Como iniciamos nossa vida com Deus por meio do Espírito, invocando o nome do Senhor, devemos permanecer no ministério do Espírito, e não da lei nem da letra.

Ponto-chave: Permanecer invocando o nome do Senhor para ser aperfeiçoado no espírito.

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Alimento diário - Semana 1 - segunda-feira

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:15, 18-25; 22:14-16; 1 Co 6:17

Ler com oração: A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:8).

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Nesta série do Alimento Diário, temos visto detalhadamente que o Senhor nos encarregou de sermos ministros da nova aliança. O apóstolo Paulo foi um dos ministros da nova aliança mais usados pelo Senhor. Em seu ministério, ele escreveu catorze epístolas, que compõem mais da metade dos livros do Novo Testamento.
Paulo, antes, se chamava Saulo; ele era um fariseu, judeu zeloso da lei e havia recebido autorização dos principais sacerdotes para perseguir e encerrar no cárcere aqueles que invocavam o nome do Senhor Jesus. Mesmo quando ainda estava nessa condição, o Senhor já havia escolhido Paulo para levar o Seu nome perante os gentios e reis (At 9:15; 22:14-15). Então, no momento certo, o Senhor lhe apareceu e o chamou.
Quando estava no caminho para Damasco, Saulo deparou-se com uma grande luz, que o atemorizou e o cegou. Além disso, ele ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Até então, ele não sabia a quem a voz se referia, por isso perguntou: “Quem és tu, Senhor?”. Ao que lhe respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Foi nesse momento que Saulo se deu conta de que, ao perseguir os que invocavam o nome de Jesus, ele estava perseguindo Jesus, o Senhor. Isso indica que, quando invocamos o nome do Senhor Jesus, nos unimos a Ele (1 Co 6:17) e nos identificamos com a própria pessoa de Jesus. Por causa da grande luz, Saulo ficou temporariamente cego; mas pela primeira vez seus olhos espirituais haviam sido abertos para conhecer o Senhor Jesus.
Nesse meio tempo, Deus enviou Ananias para se encontrar com Saulo. Ananias era um irmão da igreja em Damasco e já tinha ouvido falar da fama de Saulo como perseguidor dos cristãos. Porém o Senhor lhe disse que fosse até onde Saulo estava. Ananias obedeceu ao Senhor, encontrou-se com Saulo e orou por ele, impondo-lhe as mãos. Nesse momento Saulo recuperou a visão, caindo-lhe dos olhos como que umas escamas (At 9:18). A seguir, foi batizado, invocando o nome do Senhor (22:16). E logo pregava nas sinagogas de Damasco, afirmando que Jesus é o Filho de Deus, que Ele é o Cristo (9:19-22). Nisso, ele confundiu os judeus que, atônitos, passaram a deliberar como tirar sua vida. Por fim, auxiliado pelos irmãos, Saulo saiu de Damasco, de noite, colocado num cesto, no qual o desceram pela muralha da cidade (v. 25). Deus preservou sua vida, pois queria enviá-lo como apóstolo aos gentios, mas, para isso, antes, Saulo precisava ser aperfeiçoado a servir em coordenação com os irmãos, segundo a maneira neotestamentária.
Da mesma forma, nós que cremos no Senhor Jesus fomos designados para ser ministros da nova aliança, ministros do espírito. Que possamos também ser aperfeiçoados e estar prontos para ser enviados pelo Senhor a fim de anunciar o evangelho às pessoas.

Ponto-chave: Preparar-se para ser um ministro da nova aliança.