domingo, 18 de maio de 2014

A VIDA DA IGREJA E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SÁBADO


NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 7: As verdades na forma da letra [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Dt 30:19; Mt 16:25-26

Ler com oração: No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros. [...] Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais (1 Ts 4:9-10b).


A VIDA DA IGREJA E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Temos visto que a verdade mais importante que praticamos é invocar o nome do Senhor. Quando invocamos, passamos a viver no espírito e ganhamos a vida que está no Espírito de Deus. Se invocarmos o nome do Senhor continuamente e negarmos nossa vida da alma, a vida divina crescerá em nós, e nos tornaremos úteis ao Senhor na vida da igreja.

Devido a diferentes interpretações da Palavra de Deus, o homem deturpou o significado da palavra “igreja”. A igreja não é um templo, um lugar físico, mas algo orgânico e dinâmico que promove uma esfera de crescimento espiritual em cada um de nós. Por isso devemos viver a vida da igreja de maneira mais ativa, e não de maneira fechada, como no passado, quando usávamos nossos locais de reuniões apenas algumas vezes por semana.
Para ter uma vida da igreja mais dinâmica, passamos a promover o Bookafé. Percebemos que, se cuidássemos apenas dos irmãos do nosso meio, não estaríamos cooperando com o Senhor para apressar Sua volta. Embora no início, ao falar sobre o Bookafé, tenhamos recebido alguma oposição de pessoas que não entenderam seu significado e objetivo, depois de alguns anos, até mesmo aqueles que resistiam, estão vendo a importância desse espaço para a divulgação de livros espirituais saudáveis. Em muitos lugares, além de ser usado para a pregação do evangelho do reino e como ponto de divulgação dos livros que promovem a Fé, o Bookafé ainda tem sido usado como local de reuniões da igreja e como um lugar que promove a comunhão entre os filhos de Deus. Graças a Deus por isso!

De qualquer maneira, o importante é que, onde estivermos, procuremos cultivar a genuína vida da igreja, negando a vida da alma e invocando o nome do Senhor. Negar a nós mesmos é uma escolha que podemos ou não fazer; se o fizermos, ganharemos vida (Dt 30:19). Todavia, se preservarmos nossas preferências, opiniões e modo de ser naturais, perderemos a salvação de nossa alma, que é diferente da salvação do nosso espírito (Mt 16:25-26). Infelizmente muitos ainda servem na igreja usando sua própria capacidade e maneira de fazer as coisas, mas isso não está correto. Se aproveitarmos as situações que surgem no viver da igreja para negar nossa vida da alma, ganharemos mais da vida de Deus, e Ele será glorificado.


Ponto-chave: "A genuína vida da igreja: negar a si mesmo e invocar o nome do Senhor".

O CAMINHO PARA O CRESCIMENTO DA VIDA DIVINA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 7: As verdades na forma da letra [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Sl 119:105; Mt 7:24-27; Jo 13:17; Tg 1:22-25

Ler com oração: Despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tg 1:21).


O CAMINHO PARA O CRESCIMENTO DA VIDA DIVINA

No passado trabalhávamos com a meta de levantar um determinado número de igrejas, pois, para nós, a igreja era o objetivo final de Deus. No entanto vimos que o viver da igreja hoje visa preparar-nos para reinar com Cristo no mundo que há de vir. Nessa preparação é imprescindível que cresçamos espiritualmente e amadureçamos na vida de Deus. Mateus 16:24 nos revela que, no viver prático da igreja, precisamos negar a nós mesmos. Essa é a maneira de seguirmos o Senhor e o caminho para o crescimento da vida de Deus em nós. Além disso, quanto mais negarmos nossa vida da alma, mais úteis seremos para o Senhor nesta era e também na vindoura.
Não podemos nos contentar com a salvação inicial, tampouco devemos estacionar em nossa busca cristã. Precisamos avançar! Por isso o Senhor nos mostrou a necessidade de anunciar o reino, por meio da pregação do evangelho, para que mais filhos de Deus sejam despertados a buscar o crescimento espiritual e a preparar-se para a vinda do Senhor, a fim de se tornarem os vencedores que irão reinar com Cristo no mundo vindouro.
O que vimos nesta semana é uma pequena parte da atitude que devemos ter para com as verdades. Por muitos anos, antes de conhecermos o Senhor, éramos controlados pela vida da alma, que nos levava a pecar e a fazer coisas que entristeciam a Deus. Mesmo depois de nossa salvação, ainda vivíamos por nós mesmos, independentes de Deus, fazendo tudo segundo nossa própria vontade, insistindo em nossas opiniões e achando que sempre tínhamos razão. Contudo o Senhor nos iluminou (Sl 119:105)! Sua Palavra nos mostrou que o mais importante não é conhecer as verdades, mas praticá-las (Mt 7:24-27;
Jo 13:17; Tg 1:21-25). Dessa maneira, a Fé objetiva, que são as verdades contidas no Novo Testamento, pode se tornar nossa fé subjetiva, transformando nosso viver. Ó Senhor Jesus!


Ponto-chave:
Renunciar, no presente, à nossa vida da alma.