domingo, 16 de junho de 2013

CONHECER A VERDADE E PRATICÁ-LA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Mt 7:24-25; 1 Tm 1:3-7; 2 Tm 1:15; 4:7, 10, 16
Ler com oração: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Mq 6:8).

CONHECER A VERDADE E PRATICÁ-LA

Quando o Senhor chamou o apóstolo Paulo, Sua intenção era comissioná-lo para que transmitisse as visões e revelações que havia recebido acerca da economia neotestamentária. Assim, ao receberem o evangelho, muitas pessoas creriam no Senhor e dariam origem a diversas igrejas em vários lugares. No entanto, apesar de todo esforço de Paulo, ele não conseguiu alcançar o objetivo final de seu ministério de edificação das igrejas, pois muitas delas se desviaram de seus ensinamentos.
Em 1 Timóteo 1:3-7 lemos: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações”.
Neste ponto vemos que, ao final de seu ministério, Paulo repreendia certas pessoas da igreja em Éfeso, onde despendera muito tempo em sua terceira viagem, por terem se desviado do serviço de Deus na fé. A esfera das igrejas da Ásia naquele tempo era negativa, pois os irmãos não viviam no espírito, mas discutiam doutrinas e outros assuntos, havendo consequentemente animosidade entre eles; o que, por fim, levou-os a se desviarem da economia neotestamentária de Deus.
Ainda que pessoalmente Paulo tenha completado sua carreira (2 Tm 4:7), no final de sua vida muitas igrejas se apartaram-se dele, a ponto de todos os da Ásia o abandonarem (1:15a). Embora ele tenha recebido muita revelação do Espírito, no término de sua carreira ele enfrentou muitas dificuldades, tendo de lidar com seu aprisionamento, a degradação das igrejas e o abandono por alguns de seus cooperadores (1:15b; 4:10, 16).
Paulo recebeu e transmitiu fielmente todas as visões e revelações que havia recebido do Espírito, contudo não conseguiu ajudar os irmãos a praticarem o conteúdo de tais verdades, pois eles apenas se ocupavam em obter mais conhecimento. Ainda hoje muitos cristãos buscam apenas o conhecimento das verdades, negligenciando nosso dever de praticar a justiça de Deus (Mq 6:8), isto é, de fazer o que Ele determinou.
Somos gratos a Deus pelas revelações transmitidas por Paulo em seu ministério epistolar. Contudo devemos tomar cuidado para não dar ênfase ao mero conhecimento das verdades e apenas retransmiti-las a outros (2 Tm 2:2). Por um lado ensinar e retransmitir as verdades são coisas muito importantes, pois precisamos conhecer a verdade para sermos libertos (Jo 8:32). Todavia não é bom quando enfatizamos demasiadamente o conhecimento das verdades, detendo-nos na esfera da mente.
O Senhor deseja que Sua palavra produza uma reação prática em nós (Mt 7:24-25). Por isso devemos aprender lições com essas advertências, pois, se dermos atenção apenas para o conhecimento e para as doutrinas, certamente acabaremos nos afastando da revelação divina, negligenciando a vontade de Deus.


Ponto-chave: Receber a revelação e praticá-la.
Pergunta: Por que as igrejas não praticaram a revelação que haviam recebido?