sábado, 8 de novembro de 2014

MANTER A SIMPLICIDADE E PUREZA DEVIDAS A CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO

EXTRAINDO VIDA DOS ESCRITOS DE PAULO
 O viver de um ministro da nova aliança – (Rm 8:14-16)

Leitura bíblica: Mt 16:24; Rm 10:12-13; 1 Co 12:3

Ler com oração: Receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Co 11:2-3). Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (1 Co 6:11).


MANTER A SIMPLICIDADE E PUREZA DEVIDAS A CRISTO

Um dos objetivos do inimigo de Deus é comprometer nossa comunhão com Deus. Quando o homem desobedeceu à Palavra de Deus, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sua alma se tornou independente de Deus, dando origem à vida da alma.
Quando a natureza do pecado entrou no homem, a vida da alma se desenvolveu e corrompeu seu coração. Por isso Paulo nos adverte em uma de suas epístolas: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Co 11:2-3).
O muito conhecimento pode levar o homem a se afastar da pureza e da simplicidade. Sem perceber, pouco a pouco, ele se distancia de Deus e confunde acúmulo de conhecimento com maturidade espiritual. Em vez de manifestar o amor, fica cheio de orgulho. Esse acúmulo de conhecimento está associado ao ministério da letra, que condena e mata.
Não é sem razão que, repetidas vezes, relembramos esses dois pontos essenciais à nossa vida cristã: invocar o nome do Senhor para estarmos no espírito (1 Co 12:3), e negar a nós mesmos a fim de crescermos espiritualmente (Mt 16:24). Esses dois pontos são essenciais à nossa vida cristã e por meio deles somos mantidos na simplicidade e pureza devidos a Cristo. Se, porém, resistimos em ouvir esses assuntos, isso pode ser um forte indício de que estamos vivendo por e para nós mesmos.
O Senhor, porém, em Sua infinita misericórdia, insiste em nos lembrar esses temas, pois deseja que Sua vida cresça em nós. Antes éramos pessoas mudas como os ídolos mudos que seguíamos (1 Co 12:2). Quando, porém, invocamos o nome do Senhor, além de rompermos com os ídolos, passamos a pertencer ao Deus vivo e verdadeiro. Ao invocar o nome do Senhor, desfrutamos as riquezas de Deus e Sua salvação diária (Rm 10:12-13). Ao invocar o nome do Senhor, também somos encorajados a segui-Lo, a negar a nós mesmos e nos preparar para reinar com Ele no mundo que há de vir. Ó Senhor Jesus!


Ponto-chave: Invocar e negar a si mesmo.