quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O MISTÉRIO DA VIDA HUMANA


"Também disse Deus:
Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança."

1- O PLANO DE DEUS- Deus deseja expressar a Si mesmo por meio do homem (Rm 8:29) Com esse propósito, Ele criou o homem a Sua imagem (Gn1;26). Assim como uma luva tem a imagem da mão, com o fim de conter a mão, o homem foi feito a imagem de Deus para conter Deus. Recebendo Deus como seu conteúdo, o homem pode expressar Deus (2 Co 4:7). ** DEUS- Espírito, Alma, Corpo

2- O HOMEM- Para cumprir Seu plano, Deus criou o homem como um vaso (Rm 9:21-24). Esse vaso tem três partes: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23). O corpo é para contatar e receber as coisas da esfera física. A alma, a faculdade mental, contata e recebe as coisas da esfera psicológica. E o espírito humano, a parte mais interior do homem, foi feito para contatar e receber o próprio Deus (Jo 4:24). O homem não foi criado para conter meramente comida em sua mente, mas para conter Deus em seu espírito (Ef 5:18).

3- AQUEDA DO HOMEM- Mas, antes que o homem recebesse Deus como vida em seu espírito, o pecado entrou no homem (Rm 5:12). O pecado amorteceu seu espírito ( Ef 2:1),tornou o homem inimigo d Deusem sua mente (Cl1:21) e transformou seu corpo em corpo de pecado (Gn 6:3; Rm6:12). Assim, o pecado danificou as três partes do homem, separando-o de Deus. Nessa condição, o homem não pode receber Deus.

4- A REDENÇÃO DE CRISTO PARA O DISPENSAR DE DEUS - ** DEUS - Encarnação- Viver humano- Crucificação-  Sepultamento- Ressurreição- Espírito que dá vida- Entronização- Dispensar- HOMEM

Contudo, a queda do homem não deteve Deus de cumprir Seu plano original. Para cumprir Seu plano, Deus primeiramente se tornou um homem, chamado Jesus Cristo ( Jo1:1,14). Então, Cristo morreu na cruz para redimir o homem ( Ef 1:7), Tirando, assim, seu pecado e levando-o de volta a Deus ( Jo1:29; Ef 2:13). Por fim, em ressurreição, Ele tornou-se o Espírito que dá vida para poder dispensar Suas riquezas insondáveis para o espírito do homem ( 1 Co 15:45b; Jo 20:22; 3:6).

5- A REGENERAÇÃO DO HOMEM- ** Arrepender-se e crer traz Deus para o homem

Uma  vez que Cristo se tornou o Espírito que dá vida, o homem pode agora receber a vida de Deus em seu espírito. A Bíblia chama isso de regeneração ( 1Pe 1:3; Jo 3:3). Para receber essa vida, o homem precisa se arrepender para Deus e crer no Senhor Jesus Cristo ( At 20;21; 16:31).

Para ser regenerado, simplesmente abra o seu coração ao Senhor e, com sinceridade, diga:  

             Senhor Jesus, eu sou um pecador,
                    Eu preciso de Ti.
          Obrigado por teres morrido por mim.
              Senhor Jesus, perdoa-me.
           Limpa-me de todos os meus pecados.
       Eu creio que Tu ressuscitasse dentre os mortos.
     Eu te recebo agora como meu Salvador e minha vida.
           Entra em mim! Enche-me com a Tua vida!
     Senhor Jesus, eu me entrego a Ti para o Teu propósito. Amém.

6- A SALVAÇÃO PLENA DE DEUS-  Após a regeneração, aquele que creu precisa ser batizado ( Mc 16:16). Então, Deus começa o processo de Se espalhar gradualmente do espírito para a alma daquele que creu (Ef 3:170; e esse é um processo que dura toda a vida. Esse processo, chamado transformação ( Rm12:2), exige a cooperação humana ( Fp 2:12). O crente coopera permitindo ao Senhor que se expanda para sua alma, até que todos os seus desejos, pensamentos e decisões tornem-seum com os de Cristo. Por fim, na volta de Cristo, Deus saturará plenamente o corpo do crente com a sua vida. Isso é chamado de glorificação(Fp 3:21). Assim, em vez de estar vazio e danificado em todas as partes, esse homem está cheio e saturado pela vida de Deus. Isso é a salvação plena de Deus! Esse homem expressa Deus e cumpre Seu plano.