quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A VERDADE NOS ESCRITOS DOS APÓSTOLOS PEDRO E JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 / SEXTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: Mt 3:11; 1 Pe 4:12; 2 Pe 3:15-16; 1 Jo 1:5; 4:7-8; 3 Jo 12

Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).

A VERDADE NOS ESCRITOS DOS APÓSTOLOS PEDRO E JOÃO

Nos últimos meses, o Senhor tem nos incomodado acerca da nossa atitude em relação às verdades. Sabemos que o problema não está com as verdades da Bíblia, mas na atitude que nós temos para com elas.
A ênfase atual é que o Senhor almeja nos preparar para reinar no mundo que há de vir. A fim de preparar-nos, não podemos mais ter uma atitude passiva, pois o Senhor tem pressa. Nossa preparação abrange dois aspectos: precisamos crescer em vida (Mt 25:1-13) e ser aperfeiçoados por meio das experiências relacionadas com a obra de Deus (vs. 14-30). Em sua vinda, o Senhor espera que estejamos preparados para governar com Ele o mundo que há de vir.
No Novo Testamento encontramos duas linhas de verdades: a dos doze apóstolos e a de Paulo; precisamos de uma atitude correta para com ambas. A dos doze apóstolos, refere-se às palavras recebidas diretamente da boca do Senhor Jesus enquanto esteve na terra; por meio de diversas situações, eles foram aperfeiçoados pessoalmente pelo Senhor. Contudo, quando lemos o livro de Atos, vemos que, embora tenha havido um bom início na igreja em Jerusalém, todos foram fortemente influenciados pela tradição do judaísmo, o que prejudicou temporariamente o avanço do evangelho. Louvado seja o Senhor porque, com a prática de invocar o nome do Senhor e negar a vida da alma, mais tarde eles amadureceram, especialmente Pedro e João. Suas epístolas não trazem novos ensinamentos, mas são baseadas nas experiências que tiveram com o Senhor.
Pedro, por exemplo, teve muitos problemas com sua vida da alma forte. Ele talvez tenha tentado eliminá-la pelos sofrimentos, porém, mais tarde, quando já estava maduro, relata as experiências que teve com o fogo que há no Espírito (1 Pe 4:12). Isso corresponde à palavra do Senhor em Mateus 3:11: “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. No passado interpretávamos como “Espírito Santo ou com fogo”, ou seja, se você cresse no Senhor, seria batizado com o Espírito Santo, mas se não cresse seria batizado no fogo eterno. Entretanto, a Bíblia diz “Espírito Santo e com fogo”, isto é, o fogo está no Espírito. Portanto, quando nossa vida da alma se manifesta, devemos imediatamente invocar o nome do Senhor para lançá-la no fogo do Espírito para que, pouco a pouco, seja purificada e enchida com a vida de Deus. Essa é a nossa esperança!
Uma evidência da mudança que ocorreu em Pedro está no final de sua segunda epístola, quando recomenda os escritos do “amado irmão Paulo” (2 Pe 3:15-16). Ele não guardou rancor ao ser repreendido publicamente por Paulo quando esteve em Antioquia (Gl 2:11-14), mas tornou-se longânimo e paciente. Isso foi resultado do queimar do Espírito em seu interior.
O mesmo amadurecimento ocorreu com João: ao sair da ilha de Patmos, ele foi servir em Éfeso, uma igreja que havia caído em degradação. Por meio de seu ministério de Espírito e vida, o apóstolo conseguiu restaurar os irmãos. Ele, provavelmente, tomou a Epístola aos Efésios, onde temos cinco tipos de andar: na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito, e levou a igreja a praticar essas verdades. João nos mostra, em seu evangelho, que a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (Jo 1:17); em suas epístolas, mostra que Deus é luz (1 Jo 1:5) e amor (4:8). Em seu evangelho, vemos que Deus é Espírito (Jo 4:24). O amor que provém do Espírito transformou Demétrio, que outrora havia incitado um grande tumulto contra Paulo (At 19:23-27), mas agora todos davam bom testemunho a seu respeito (3 Jo 12).


Ponto-chave: Experimentar o fogo do Espírito por meio de invocar o nome do Senhor.

Pergunta: Que relação há entre o fogo em Mateus 3:11 e em 1 Pedro 1:6-7?

AS EPÍSTOLAS DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: At 28:16-31; 1 Co 16:14; Fp 1:12-13; 3:12-14; 4:12; Fm 10-12

Ler com oração:  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará (1 Co 13:1-3).

AS EPÍSTOLAS DE PAULO

Nos volumes anteriores do Alimento Diário tivemos a oportunidade de estudar as viagens de Paulo. Vimos que as duas primeiras viagens que fez, com Barnabé e Silas, respectivamente, foram bem-sucedidas, pois ele estava no espírito. Em sua terceira viagem, porém, Paulo saiu sozinho e seu foco mudou. Deus não se agradou disso e, por diversas vezes, tentou impedi-lo de ir a Jerusalém (At 21:4, 10-12). Uma vez em Jerusalém, Paulo quase pôs tudo a perder quando aceitou cumprir um voto do Antigo Testamento, contradizendo tudo o que havia ensinado às igrejas (Gl 2:19-21). Soberanamente, seu voto foi interrompido antes que se completassem os sete dias. Alguns judeus, ao reconhecê-lo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram, e, por fim, o arrastaram para fora do templo (At 21:27-31). Na verdade eles queriam matá-lo, mas Deus sabia que o ministério de Paulo ainda não estava concluído, e preservou sua vida, permitindo que fosse preso (vs. 32-33).
Ao todo, Paulo escreveu catorze epístolas, que compõem mais da metade do Novo Testamento. Até então, Paulo havia escrito apenas seis epístolas: Gálatas, Romanos, 1 e 2 Coríntios, e 1 e 2 Tessalonicenses. Depois de ter apelado a César, Paulo foi para Roma, onde permaneceu em uma casa alugada, em regime de prisão domiciliar, aguardando julgamento. Nesse período, Paulo pregava o evangelho e converteu vários soldados romanos (At 28:30-31; Fp 1:12-13; 4:22), além do irmão Onésimo, do qual deu testemunho na carta a Filemom (vs. 10-12). Deus permitiu que ele permanecesse em Roma, para que pudesse terminar de escrever o que faltava, e ali foram escritas mais quatro epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom.
Estes quatro livros, somados à Epístola aos Gálatas, apresentam uma visão geral da economia neotestamentária de Deus. Ela pode ser comparada à figura de um avião (vide ilustração na pág. 93), o livro de Gálatas é representado pela sua fuselagem; as asas por Efésios e Colossenses; e o alvo e destino, por Filipenses.
O Senhor nos chama lá do alto: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14). Colossenses fala que o mistério de Deus é Cristo, Efésios revela o mistério de Cristo, que é a igreja.
Ainda que você tenha o melhor avião, ele não decolará se não tiver uma pista. Essa “pista”, representada pelo livro de Filemom, nos fala do amor de Paulo por Onésimo (cujo nome significa útil). Quando este invocou o nome do Senhor e recebeu a vida de Deus, foi aperfeiçoado por Paulo e se tornou útil. Hoje, quando pregamos o evangelho do reino, seja por meio da colportagem, BooKafé, Bookafé caseiro ou por meio das reuniões de casa, precisamos do amor como fundamento, como a base de tudo o que fazemos (1 Co 13:1-3; 16:14).
Após escrever essas quatro epístolas, Paulo esteve livre por um tempo e depois foi aprisionado pela segunda vez. Antes de ser martirizado, escreveu 1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus. As três primeiras Paulo escreveu para Timóteo e Tito a fim de tratar com a degradação presente nas igrejas, especialmente em Éfeso. Por fim, temos o livro de Hebreus, que contém um versículo-chave que mudou nosso enfoque na vida da igreja: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando” (Hb 2:5). Aleluia! Deus deseja aperfeiçoar milhares de pessoas a fim de governar com Ele o mundo que há de vir.


Ponto-chave: A base de tudo o que fazemos deve ser o amor.
Pergunta: Como podemos aplicar a figura do avião da economia neotestamentária de Deus em nosso viver diário?