quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANDAR NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 / QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: Jo 7:37-39; 14:16-17; Ef 5:18; 1 Co 15:45b; 2 Co 3:6

Ler com oração: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5:16).

ANDAR NO ESPÍRITO

O quinto tipo de andar mencionado em Efésios está em 5:18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Esse tipo de andar é a consumação dos quatro anteriores. Precisamos aprender a andar no espírito, pois somos ministros de uma nova aliança, que não é da letra, mas do Espírito (2 Co 3:6). Somente assim conseguiremos cumprir o propósito de Deus.
Andar na graça e na verdade diz respeito ao Filho; andar no amor e na luz relaciona-se com o Pai. Andar no espírito é concernente ao encher do Espírito em nosso espírito. O simples conhecimento desses tipos de andar não nos capacita a andar de modo digno do nosso chamamento. Os maridos sabem que precisam amar a esposa e elas sabem que devem se submeter ao marido (Ef 5:22, 28), mas nem por isso conseguem praticar. O mero conhecimento da Palavra não necessariamente nos faz praticá-la, experimentá-la. Portanto, Deus nos deu o Espírito da realidade. Desse modo, andar na graça, na verdade, no amor e na luz não são um conjunto de regras de boa conduta, ao qual prestamos atenção como um manual para evitar as obras das trevas. Sabemos que não temos essa capacidade. Mas Deus é sábio, por isso pôs em nós o Espírito.
Em João 7:38-39 lemos: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem”. Nós que cremos no Senhor, em vez de um manual de conduta nas mãos, temos o Espírito que flui em nosso espírito. O final do versículo 39 diz que “o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”. O verbo “ser dado” no original é “ser”, “haver”. O texto não diz que não havia o Espírito Santo, pois o Espírito Santo existia desde a eternidade passada. O Espírito a que João se refere é o resultado do processo de encarnação, viver humano, crucificação, morte, ressurreição e ascensão. Por isso menciona que Jesus não tinha ainda sido glorificado. Apenas depois da morte e ressurreição é que Jesus, o último Adão, tornou-Se o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b).
Em João 14:16, o Senhor afirmou que rogaria ao Pai e Ele nos daria o outro Consolador para estar para sempre conosco. O versículo 17 diz: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. Note que o verbo “habitar” está no presente e “estar”, no futuro. Naquele momento, quem habitava com eles era Jesus, porém, mais tarde, o Espírito é que estaria neles (Jo 20:22). Em carne, o Senhor habitava com os discípulos, mas quando morresse e ressuscitasse viria a eles como o Espírito, que é o Espírito da realidade (Jo 16:13), simbolizado pelo óleo composto da unção (Êx 30). Quando o Senhor estava na terra, o Espírito da verdade ainda não tinha vindo. Hoje, porém, quando cremos no Senhor Jesus, recebemos o dom do Espírito (At 2:38).
O Espírito em nós é o Espírito da realidade. Se temos a realidade da graça, que é o Espírito em nós, conseguimos ter a realidade de andar na graça. Isso igualmente se aplica a andar na verdade, no amor e na luz. É o Espírito da realidade que nos faz andar na verdade, porque Ele é a realidade de todas as coisas de Deus. Quem realmente é capaz de andar em amor? Se tivéssemos tal capacidade, seríamos Deus. Porém, hoje, o Espírito da realidade nos conduz a toda a verdade, isto é, a toda a realidade. Não conseguimos andar no amor, mas o Espírito nos leva a andar em amor. Nosso homem natural gosta de ficar nas trevas e fazer as obras das trevas, mas temos o Espírito em nós, que nos conduz à realidade da luz. O Espírito nos conduz a toda a realidade de graça, verdade, amor e luz.


Ponto-chave: Andar no espírito.

Pergunta: Por que dizemos que o Espírito da verdade, ou da realidade, é o próprio Senhor Jesus?