segunda-feira, 16 de novembro de 2020

PREPARAR-NOS PARA A VOLTA DO SENHOR

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – SEGUNDA-FEIRA (páginas 7, 8 e 9)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
Gl 3:2
Ler com oração:

Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 1:3).

PREPARAR-NOS PARA A VOLTA DO SENHOR
Diante dos acontecimentos mundiais e do avanço do evangelho do reino, percebemos que a volta do Senhor é iminente e que precisamos preparar-nos para Sua vinda. Por isso, na série deste semestre, “Deus nos chama para o Seu reino e glória”, estamos desfrutando, principalmente, das duas epístolas de Paulo aos tessalonicenses. Em mensagens anteriores, vimos aspectos geográficos e históricos da Macedônia, para aprofundar nosso estudo dessas epístolas e melhorar nossa compreensão do contexto de surgimento da igreja em Tessalônica. E, na mensagem desta semana, cujo título é “A vontade de Deus: a vossa santificação”, apresentaremos uma exortação à santidade e ao amor fraternal, conforme o capítulo quarto de 1 Tessalonicenses.
No primeiro capítulo dessa carta, o apóstolo mostra a estrutura da vida cristã: a obra de fé, a abnegação de amor e a perseverança da esperança (1 Ts 1:3). Todos nós começamos com a fé, que é o fundamento sólido de nossa vida com Deus. Em seguida precisamos do labor de amor para edificar sobre essa obra de fé. E, depois, o que foi edificado com o labor de amor recebe a pedra de remate, a perseverança da esperança. Sobre nós não paira dúvida alguma, pois temos a esperança, a forte convicção de que o Senhor voltará.
A obra de fé iniciou-se em nossa vida com a salvação de nosso espírito, no dia em que cremos no Senhor Jesus. Entretanto essa salvação inicial deve prosseguir, pois Deus não deseja salvar apenas nosso espírito, mas também nossa alma, e isso demanda muito labor de amor, que resultará em crescimento de vida. Esse processo de crescimento é coletivo, é junto com todos os irmãos que estão a nossa volta. Estes precisam de nossa ajuda para ser edificados, e, para isso ocorrer, devemos deixar o Senhor trabalhar em nós, eliminando nosso homem natural, nossa vida da alma, que é um empecilho para Deus aumentar o nível de amor em nós. É por isso que perseveramos na vida da igreja, pois temos uma ardente expectativa de que, na vinda do Senhor, algo extraordinário acontecerá, e nosso corpo de humilhação será transformado em um corpo de glória.
A obra de fé começou com a salvação de nosso espírito, e essa salvação é operativa e contínua. Toda vez que desfrutamos da Palavra, o falar de Deus é depositado em nosso interior, e mais fé nos é acrescentada. Na mensagem intitulada “A obra de fé”, foi-nos apresentada uma ilustração de como a palavra, o conteúdo da fé, é acrescentada a nós. A palavra é o veículo que transporta o conteúdo da fé para as pessoas. É como se fosse um caminhão que transporta uma carga preciosa. A palavra, carregada de fé, entra em nosso corpo por intermédio de nossos ouvidos. Na Epístola aos Gálatas, Paulo menciona a pregação da fé (3:2). Um dia alguém nos pregou o evangelho, nossos ouvidos foram abertos, e a palavra de Deus entrou em nós. Como é importante ouvir a palavra, a qual entra em nós por meio dos ouvidos e chega até nossa mente, a parte principal de nossa alma. A mente se abre, e a palavra acha caminho até nosso espírito. Ouvindo-se o falar de Deus, a fé objetiva se torna nossa fé subjetiva.
A operosidade da obra de fé fará com que a fé objetiva, por meio da palavra, seja totalmente transportada para dentro de nossa fé subjetiva, saturando nosso espírito. E, a partir de nosso espírito, a fé objetiva alcança e santifica todas as partes de nossa alma: mente, emoção e vontade. Desse modo, nossa mente será como a mente de Cristo, nossa emoção será totalmente equilibrada pelo Senhor para amá-Lo, e, em nossa vontade, teremos disposição para escolher somente o Senhor e nada mais.
Abrindo-nos continuamente para receber a fé objetiva, pela palavra, obtemos a fé subjetiva e somos mais e mais saturados pelo Espírito em nosso espírito, a ponto de transbordar até saturar todas as partes de nosso ser. Assim, passamos a amar e escolher o Senhor, pois Nele temos prazer e alegria para nossa alma. E por fim, com a alma saturada pelo Espírito, a completa salvação de Deus alcançará também nosso corpo mortal. Então, na volta do Senhor, se cumprirá a promessa de que nosso corpo será glorificado. Graças ao Senhor!

Pergunta: Como é composta a estrutura da vida cristã, conforme apresentada por Paulo em 1 Tessalonicenses

Meu ponto-chave:

Leitura de apoio:
“Ser como Deus em vida e em natureza” – cap. 1 – Dong Yu Lan.
“40 lições essenciais para a vida cristã” – vol. 1 – lição 17 – Editora Árvore da Vida.
“Aprendendo com os apóstolos” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
A imagem pode conter: texto que diz "ALIM ALIMENTO DIARIO SERIE DEuSNO NOS CHAMA PARA PARA SEU REINO GLORA A VINDA DE CRISTO É CERTA ANDRÉ DONG MIGUEL MA"