sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O FLUIR DO SANGUE PARA NOSSA REDENÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 22: Andar na verdade [2] – (3 Jo 1-4)
Leitura bíblica: Jo 1:19; 19:34; Rm 1:3; 8:3; Hb 9:22

Ler com oração:  Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé (Rm 3:24-25a).

O FLUIR DO SANGUE PARA NOSSA REDENÇÃO


 Todos os escritos do Antigo e do Novo Testamento foram inspirados pelo Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21). Isso, portanto, incluem os escritos do apóstolo Paulo e dos apóstolos que conviveram com o Senhor.
A questão crucial que se repete ao logo desta série é: Qual deve ser nossa atitude para com as verdades? Deve ser de tomá-las no espírito com intuito de praticá-las (Jo 13:17). Somos ministros da nova aliança, não buscamos o mero conhecimento da letra, mas do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida (2 Co 3:6). Em outras palavras, receberemos mais luz, vida e ajuda se lermos as Escrituras com nosso espírito. As palavras do Senhor são Espírito e são vida (Jo 6:63).
Vejamos, por exemplo, a Epístola de Paulo aos Romanos: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho” (Rm 1:1-3a). Nesses versículos, o apóstolo Paulo esclarece que o evangelho de Deus diz respeito ao Filho. Portanto ele tratará acerca do evangelho de Deus, que nos salva em duas etapas.
A primeira diz respeito ao Filho vindo em carne, como o Filho do Homem, da descendência de Davi; e, a segunda etapa, diz respeito ao Filho, designado Filho de Deus segundo o espírito de santidade e pela ressurreição dos mortos (vs. 3b-4).
O Senhor Jesus era descendente de Davi. Embora o Senhor tivesse sido concebido pelo Espírito Santo (Mt 1:18, 20), Seu corpo foi recebido de Maria. Ela era descendente de Davi, e este era representante típico de um pecador. Portanto Seu corpo era semelhante à carne pecaminosa, mas sem pecado (Rm 8:3). Dessa forma, o Senhor Jesus como descendente de Davi, participou de carne e sangue para nos salvar (Hb 2:14-15).
De acordo com a lei, só poderia haver remissão de pecados, mediante derramamento de sangue (Hb 9:22). Portanto, como Homem perfeito, e sem pecado, o Senhor estava qualificado a derramar Seu sangue a fim de recebermos a remissão dos nossos pecados. Ele foi à cruz e morreu como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
A Bíblia mostra que o Senhor ficou na cruz durante seis horas. Quando Jesus viu que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: “Tenho sede!” (19:28). Depois de darem a Ele vinagre numa esponja fixada em um caniço de hissopo e ter tomado o vinagre, Jesus disse: “Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (v. 29).
O dia seguinte à crucificação do Senhor seria sábado. Nesse dia, pela lei judaica, nada se podia fazer, pois era o repouso sabático. Com isso, para evitar que os crucificados escapassem, era comum os soldados quebrarem-lhes as pernas, o que fizeram a ambos que estavam ao lado do Senhor (v. 32). Quando, porém, viram que Jesus já havia morrido, um dos soldados, Lhe abriu um dos lados com uma lança, de onde fluíram sangue e água (vs. 33-34).
Isso aconteceu para que se cumprisse a escritura, conforme João registrou: “Nenhum dos seus ossos será quebrado” (v. 36; cf. Sl 34:20). Enquanto a maioria dos discípulos estava distante, João estava muito próximo à cruz e viu com detalhes esse momento. Além dele, estavam próximas a cruz algumas irmãs: Maria, mãe de Jesus, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas e Maria Madalena (Jo 19:25).
O fato de ter fluído sangue e água do lado do Senhor tem um significado importante na tipologia. Quando Deus fez cair pesado sono sobre Adão, do seu lado lhe retirou uma costela, da qual edificou-lhe Eva, sua auxiliadora idônea (Gn 2:21-22). Da mesma forma, o Senhor dormiu na cruz e de Seu lado saíram sangue e água, a redenção e a vida, os elementos suficientes para gerar e edificar a igreja, a noiva de Cristo.
Esse, portanto, corresponde à primeira parte do evangelho de Deus. O Senhor Jesus, como o Descendente de Davi, proporcionou-nos nossa redenção, pavimentando o caminho para recebermos Sua vida. Amém!