sábado, 4 de janeiro de 2014

LEÃO, LEOA, LEÃOZINHO E... FILHOTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SÁBADO - MENS 15

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Ele amarrará o seu jumentinho à videira (Gn 49:8-12)

Leitura bíblica:
Gn 49:9-12; Ez 19:1-12; Ap 5:5

Ler com oração:

Digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12:3).

LEÃO, LEOA, LEÃOZINHO E... FILHOTES

Gênesis 49:9 diz: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará?”. Um leãozinho não cresceu nem amadureceu. Subir da presa quer dizer acabar de comer e estar satisfeito. Nessa passagem temos o leão, a leoa e o leãozinho. Os leões são os valentes que protegem o bando, as leoas são as que caçam, e os leõezinhos permanecem no bando até se tornar adultos. Uma vez crescidos, são expulsos do bando e devem formar seu próprio bando. Judá é leãozinho, aprendendo a caçar, mas um dia será leão adulto e reinará.
Ezequiel 19:1-3 diz: “E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel e dize: Quem é tua mãe? Uma leoa entre leões, a qual, deitada entre os leõezinhos, criou os seus filhotes. Criou um dos seus filhotinhos, o qual veio a ser leãozinho, e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens”. Aqui vemos quatro categorias: leão, leoa, leãozinho e os filhotes. Depois que crescem um pouco, os filhotes tornam-se leõezinhos.
O versículo 4 diz: “As nações ouviram falar dele, e foi ele apanhado na cova que elas fizeram e levado com ganchos para a terra do Egito”. Esse trecho se refere ao rei Joacaz, que reinou três meses e foi levado para o Egito. Isso quer dizer que, quando alguém consegue alguns feitos e realizações, não deve pensar que é alguma coisa; antes, é como leãozinho que acha que já é leão. Igualmente nós precisamos aprender muito e negar a nós mesmos, ou seremos “levados cativos para o Egito”. Temos de ser sempre humildes, aprendendo com os irmãos, pois somos, no máximo, “leõezinhos”, se é que ainda não somos “filhotes”.
Os versículos 5-7 dizem: “Vendo a leoa frustrada e perdida a sua esperança, tomou outro dos seus filhotes e o fez leãozinho. Este, andando entre os leões, veio a ser um leãozinho, e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens. Aprendeu a fazer viúvas e a tornar desertas as cidades deles; ficaram estupefatos a terra e seus habitantes, ao ouvirem o seu rugido”. Por vezes, há pessoas que “rugem” para que os outros os ouçam, isto é, querem reivindicar seu domínio e autoridade sobre os demais, mas todos percebem que é apenas um “leãozinho”, ou seja, não tem crescimento de vida suficiente.
A seguir os versículos 8-9 dizem que as províncias ao redor se ajuntaram contra ele, estenderam sobre ele a rede, e ele foi apanhado na cova que elas fizeram. Ele foi levado ao rei da Babilônia, para que não se ouvisse mais sua voz nos montes de Israel. Isso se refere a Jeoaquim, de Judá, porém também pode ser aplicado a nós, quando achamos que sabemos ou podemos algo.
O versículo 10 mostra a fonte dos reis de Judá: “Tua mãe, de sua natureza, era qual videira plantada junto às águas; plantada à borda, ela frutificou e se encheu de ramos, por causa das muitas águas”. Judá era como videira plantada junto às águas que cresceu, deu frutos e muitos galhos. E o versículo 11 afirma que esses galhos fortes eram para cetros de dominadores. Porém a estatura de Judá elevou-se “entre os espessos ramos, e foi vista na sua altura com a multidão deles. Mas foi arrancada com furor e lançada por terra, e o vento oriental secou-lhe o fruto; quebraram-se e secaram os seus fortes galhos, e o fogo os consumiu” (vs. 11-12). Quando estamos plantados junto às águas é que damos frutos, ou seja, quando estamos no espírito é que nossa obra é bem-sucedida. Por isso devemos lembrar-nos de que tudo o que temos não foi por nossa força. Quando nos alimentamos das verdades e as praticamos, tornamo-nos cada vez mais parecidos com leão, mas ainda não somos leão, somos, no máximo, leãozinho. Temos de esperar a vinda do Siló. Ele é o verdadeiro Leão.
Apocalipse 5:5 mostra que o Leão da tribo de Judá é Cristo, o Cordeiro que foi imolado por nós (cf. Jo 1:29). Apenas seremos transformados de leãozinho a leão quando vivermos pela vida do Leão da tribo de Judá. Quando Sua vida nos encher totalmente, seremos de fato semelhantes a Ele. Ele reinará no mundo que há de vir e os que amadurecerem e crescerem em vida reinarão com Ele.


Ponto-chave:
Estar sempre “plantado junto às águas”.

Pergunta:
Que lições você pode aplicar em sua vida a partir do texto de Ezequiel 19:1-11?