sexta-feira, 11 de julho de 2014

EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: Lv 1:1-4; Jo 13:5

Ler com oração: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? (Lc 24:32).

EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

Se não tomarmos a Palavra de Deus no espírito a fim de extrairmos vida dela, facilmente seremos governados por conceitos e tradições que não correspondem à vontade de Deus. Vejamos, por exemplo, a questão da igreja, mencionada pela primeira vez no Novo Testamento em Mateus 16:18. Ali o Senhor disse a Pedro que edificaria a Sua igreja e as portas do Hades não prevaleceriam contra ela. A palavra igreja (no grego ekklesía) sugere algo dinâmico, e não estático, pois significa assembleia dos chamados para fora. Contudo, se considerarmos essa palavra segundo o conceito popular, sempre associaremos a palavra igreja a uma organização cristã ou um templo onde ocorrem reuniões cristãs. Por terem esse conceito, muitos “fazem parte de uma igreja” ou “vão à igreja” para meramente assistir aos cultos ou reuniões.
Outras práticas também nos foram passadas com certo extremismo pelos que nos precederam, como por exemplo, acerca do uso do véu. Em 1 Coríntios 11:3 lemos: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”. O versículo 10 diz: “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade”. Contudo, com o passar dos anos, a experiência nos mostrou que apenas o sinal exterior, mencionado uma única vez por Paulo em suas epístolas, não era suficiente, pois se uma irmã não é submissa o véu não reflete a sua realidade.
Outra prática também muito enfatizada era “lavar os pés” (Jo 13:5). Com o tempo, porém, foi usada não de maneira literal, mas para corrigir irmãos. Quando alguém dizia: “Vai lá e lava os pés dele” o significado era: “Vai lá e corrige o irmão”. Certa ocasião, com intuito de corrigir uma irmã, foi-lhe dito para falar menos nas reuniões. Ela não recebeu com bons olhos essa correção e saiu magoada da reunião em que estava. Então, ela enviou um recado aos irmãos responsáveis da igreja: “Podem lavar os meus pés, mas da próxima vez não usem água tão quente”. Esse tipo de aplicação da verdade não trouxe muita ajuda aos irmãos daquela época.
A imposição de mãos foi outra prática que não teve muito caminho, uma vez que ela também significa identificação. No Antigo Testamento, quando se fazia uma oferta, o pecador se identificava com o animal no momento em que colocava as mãos sobre o mesmo. Assim, os pecados do pecador eram como que transferidos para o animal, que morria em seu lugar (Lv 1:1-4). Por isso não se recomendava impor as mãos de qualquer maneira sobre outrem sob o risco de haver identificação com seus pecados (1 Tm 5:22).
Hoje, entretanto, o Senhor tem nos conduzido a praticar as verdades no espírito a fim de extrairmos vida de cada uma delas. Como ministros da nova aliança, tomamos a Palavra não para discutir, corrigir ou fazer dela uma ordenança. Antes, a desfrutamos para crescer em vida.


Ponto-chave:
O Espírito é o que dá vida.

TOMAR A PALAVRA NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: 1 Co 2:14; Hb 4:12

Ler com oração: Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais (1 Co 2:13).

TOMAR A PALAVRA NO ESPÍRITO

Nossa mente foi criada para ser governada pelo Espírito: “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” (Rm 8:6). De acordo com o original, esse versículo pode ser escrito da seguinte forma: “Porque a mente posta na carne dá para a morte, mas a mente posta no Espírito, para a vida e paz”. Com a mente posta no Espírito, podemos ler e compreender as Escrituras de maneira correta. Essa é a mente de um ministro da nova aliança, pois está debaixo do controle do Espírito.
Quando um ministro da nova aliança está no espírito, ele consegue separar a letra do Espírito (Hb 4:12). Conforme falamos, as revelações do apóstolo Paulo vieram de Deus. A primeira lição que Paulo aprendeu com Ananias foi invocar o nome do Senhor ao ser batizado. Uma vez no espírito, o apóstolo pôde contatar a Deus e Dele receber visões e revelações. Paulo registrou na forma de letra o que recebeu do Senhor. Por isso, ao ler o que ele escreveu, temos de estar no espírito para obter vida (1 Co 2:10b-14).
Uma das consequências de alguém que não coloca a mente no espírito é a morte. A letra mata, mas o espírito vivifica. Se, ao transmitir a Palavra aos ouvintes, eles não ganharem vida, ou eles não estão no espírito, ou o que foi transmitido foi letra. Quando usamos a Palavra apenas como letra, seu resultado é morte. Por isso, mesmo as palavras de Paulo, que foram recebidas por ele da parte de Deus, se não forem tomadas pelo Espírito, serão morte para quem as recebe.
Que sejamos como ministros do Espírito ao ler a Palavra, com a mente posta no espírito para obter vida e paz, a fim de edificar outros. Amém!


Ponto-chave:
Colocar a mente no Espírito.