quinta-feira, 9 de maio de 2013

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO E OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IGREJA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica:
Ef 1:2

Ler com oração:
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1).

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO E OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IGREJA

No final de seu ministério edificador, Paulo foi colocado em prisão domiciliar em Roma e lá escreveu várias cartas para completar a revelação que recebera da economia neotestamentária de Deus. Efésios foi um dos primeiros livros que ele escreveu nessa etapa de sua vida. Como vimos, essa epístola fala do dispensar do Deus Triúno.
O capítulo um descreve esse dispensar do ponto de vista dos céus desde a eternidade passada. Os versículos 3-5 falam do dispensar do Pai, que é escolher-nos antes da fundação do mundo e nos predestinar para a filiação (lit.). Os versículos 6-12 descrevem o dispensar do Filho, que é a redenção pelo Seu sangue, a remissão dos pecados e o fato de Ele, na plenitude dos tempos, encabeçar todas as coisas tanto no céu como na terra. Nos versículos 13-14, temos o dispensar do Espírito Santo, que é o penhor de nossa herança, por meio de nos selar sempre que cumprimos Sua vontade.
Esse capítulo mostra ainda a oração de Paulo por nós, para que Deus Pai nos conceda espírito de sabedoria e de revelação, a fim de conhecermos a esperança de nosso chamamento, a riqueza da glória da herança divina nos santos e a suprema grandeza do poder divino de Deus em Cristo. Deus pôs todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, “para ser Cabeça sobre todas as coisas, O deu à igreja, Seu Corpo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas” (vs. 15-23).
Embora seja o Corpo de Cristo e Sua plenitude, no capítulo dois vemos que a igreja é composta por nós, pessoas antes mortas em delitos e pecados, que andavam segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, e segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Além disso, éramos por natureza filhos da ira como as demais pessoas. Mas Deus nos concedeu Sua rica em misericórdia, e por causa de Seu grande amor para conosco, deu-nos vida com Cristo, salvou-nos pela graça, ressuscitou-nos com Cristo e em Cristo nos fez assentar nos lugares celestiais (vs. 1-7). Por meio de Seu maravilhoso trabalhar em nós, e pela riqueza de Sua graça, a igreja por fim será Sua obra-prima (v. 10).
Efésios 2 mostra também que na cruz o Senhor pôs fim à separação que havia entre judeus e gentios, pelo que podemos ser agora um só novo homem, sem distinção de raças, culturas ou classes. Além disso, nos tornamos a família de Deus e um edifício espiritual para Sua habitação (vs. 8-22). Aleluia por essa epístola maravilhosa!


Ponto-chave:
Amor e misericórdia.
Pergunta:
Qual é o contraste entre os capítulos um e dois de Efésios?