terça-feira, 4 de março de 2014

O INÍCIO DA IGREJA EM FILIPOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 24: Servir a Deus no espírito (Jo 4:23-24)
Leitura bíblica: At 15:40 – 16:40

Ler com oração: Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho (At 16:10).

O INÍCIO DA IGREJA EM FILIPOS


A segunda viagem de Paulo foi a de maior êxito pelo fato de ele, juntamente com Silas, se voltar constantemente ao espírito em oração. Primeiramente, eles voltaram às cidades onde haviam sido levantadas igrejas durante a primeira viagem, para encorajar os irmãos (At 15:41).
Depois de visitarem os santos na região da Galácia, Paulo e Silas resolveram ir para a Ásia, mas o Espírito Santo os impediu (16:6). Tentaram ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (v. 7). Restou-lhes, então, prosseguir para Trôade, onde Paulo teve a visão de um varão macedônio que pedia ajuda (vs. 8-9). Vemos que, inicialmente, eles não tinham planejado ir para a Europa, mas, assim que teve a visão, Paulo juntamente com os que estavam com ele, imediatamente partiram para a região da Macedônia (v. 10).
Após passarem por algumas cidades, eles chegaram a Filipos. Ali eles novamente oraram e encontraram, junto ao rio, um lugar de oração onde havia algumas mulheres orando. Paulo e Silas aproveitaram a oportunidade para falar a elas e o Senhor abriu o coração de uma vendedora de púrpura, chamada Lídia, que os convidou para ir até sua casa, onde seus parentes também foram batizados (vs. 14-15).
Ainda em Filipos, Paulo e Silas foram presos depois de serem injustamente acusados de perturbar a ordem daquela cidade (vs. 19-21). Naquela época, as prisões não eram como as de hoje, havia muitas grades e os detentos tinham os pés e as mãos presos a troncos para que não fugissem. À meia-noite, eles “oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (v. 25). Isso mostra que, mesmo nessa situação, eles estavam no espírito.
A Bíblia relata que, enquanto cantavam e oravam, sobreveio grande terremoto, e abriram-se as portas e as cadeias, mas os prisioneiros não fugiram. Cremos que isso ocorreu devido ao fato de haverem se convertido pelo testemunho dado por Paulo e Silas. Despertado do sono, o carcereiro viu as portas abertas e quis suicidar-se, pois certamente seria responsabilizado pela fuga dos presos. No entanto Paulo impediu que ele se matasse e, quando ele viu que todos permaneciam ali, ficou maravilhado. Então ele ouviu o evangelho e foi salvo. Na mesma noite, toda a sua família creu e todos, inclusive o carcereiro, foram batizados (vs. 30-33). Por não haverem cometido nenhum crime, Paulo e Silas foram soltos no dia seguinte e, depois de terem passado pela casa de Lídia, vendo os irmãos, os confortaram e então prosseguiram sua viagem (vs. 39-40).