segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA VERSUS O DA ANTIGA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)

Leitura bíblica: 2 Co 3:4-11

Ler com oração:  Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, [...] como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça (2 Co 3:6-9).

O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA VERSUS O DA ANTIGA ALIANÇA

Em 2 Coríntios 3 Paulo apresenta duas alianças, dois ministérios. Em breves palavras, faremos um resumo e traçaremos um paralelo entre os dois, para que tenhamos uma visão do ministério da nova aliança a fim de compreender o ministério de Espírito e vida.
Na antiga aliança, a confiança estava no homem; mas, na nova, a confiança é em Deus. Na antiga aliança, chamada de ministério da letra, quando surgia uma dificuldade, já se pensava em uma maneira de resolvê-la. No ministério da nova aliança, que é do Espírito, sabemos que não somos nem capazes de pensar alguma coisa, por isso oramos. O ministério da letra parte do homem, mas o do Espírito parte de Deus.
No ministério da antiga aliança há o conhecimento da letra, adquirido pelo estudo e pela capacidade humana de compreender o certo e errado. Mas, no ministério da nova aliança, a ênfase é a unção que produz vida. No ministério da letra podemos falar tudo certo, mas as palavras não suprem vida. No ministério do Espírito é até possível que não falemos muito bem, mas cada palavra tem unção, portanto dá vida.
O ministério da letra é para alguns capacitados. Portanto os irmãos que não têm muito estudo, os que têm dificuldade em ler, estão em desvantagem. Mas no ministério do Espírito, todo aquele que tem o Espírito tem vida, e cada palavra que profere sai cheia da unção e leva vida às pessoas, pois é o Espírito que dá vida.
Somos ministros da nova aliança porque Deus nos escolheu e capacitou. O ministério da letra é para uma elite; mas o do Espírito valoriza cada membro do Corpo. O ministério da letra gera orgulho e desprezo por outros; mas o do Espírito gera amor e justiça. O ministério da letra exige; o do Espírito supre e capacita. O ministério da letra é o ministério da morte; o ministério do Espírito é o da vida. O ministério da letra é escrito com letras em tábuas de pedra e tem glória que desvanece; o ministério do Espírito é escrito com Espírito no coração e sua glória é permanente. O ministério da letra traz condenação; o do Espírito produz justiça, isto é, nos leva a fazer o que Deus determinou.
O problema não está com as verdades que Deus nos deu ou com a palavra que nos tem falado, e sim em nossa atitude para com elas. Podemos usar a palavra de Deus para condenar e exigir de outros ou podemos tomá-la para dar vida a outros.
Nestes tempos finais, Deus necessita de ministros da nova aliança; que supram Espírito e vida para as pessoas. Para exercer tal incumbência, precisamos estar dispostos a morrer para nós mesmos, para nossas opiniões, a fim de que outros ganhem a vida de Deus (2 Co 4:10-12). Se tivermos essa atitude, teremos algo que faz diferença: o amor a Deus e aos homens. Esse é o caminho da nova aliança, o caminho que Deus nos tem dado hoje.