sexta-feira, 13 de novembro de 2020

REBELIÃO E INDEPENDÊNCIA

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 – SEXTA-FEIRA (páginas 66 e 67)

SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: A OBRA DE FÉ – (1 TS 1:3; 2 TS 1:11)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:

Gn 10:6-11; 11:1-9
Ler com oração:

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte (1 Pe 5:6).

REBELIÃO E INDEPENDÊNCIA
Após o dilúvio, em Gênesis, vemos um descendente de Cam, filho de Noé, chamado Ninrode (10:6-8). A Bíblia diz que Ninrode se tornou poderoso na terra, um valente caçador diante do Senhor (v. 9). Isso pode parecer algo positivo, mas, na verdade, é um relato negativo. Ninrode foi o primeiro a descobrir que poderia juntar um grupo de pessoas e formar um reino, a fim de exercer domínio sobre elas.
Leiamos: “O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá” (Gn 10:10-11). A primeira cidade que Ninrode edificou foi Babel. Ele também edificou cidades nos arredores e na região de Sinar. Depois disso, foi à Assíria e edificou Nínive e outras cidades ao redor. Ele começou seu reino em Babel, que se tornou posteriormente a Babilônia, e depois edificou Nínive, capital da Assíria. Tanto a Babilônia como a Assíria tornaram-se reinos contrários a Deus. No Antigo Testamento vemos que o reino do Norte, Israel, foi levado para o cativeiro na Assíria, e o reino do Sul, o reino de Judá, foi levado mais tarde para o cativeiro na Babilônia.
O reino edificado por Ninrode foi fundado sob o princípio de tornar o homem totalmente independente de Deus. Embora estivesse desconectado de Deus, ainda restava um respeito, um certo temor da parte do homem para com seu Criador. O reino de Ninrode, porém, visava cortar qualquer ligação com o Senhor, colocando o homem em rebelião contra seu Criador. Foi dessa maneira que surgiu o governo humano.
Em Jeremias, lemos: “Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira” (7:18). Essa rainha dos céus era Semíramis, esposa e mãe de Ninrode. Ela tinha tanta influência sobre Ninrode que acabaram casando-se. Semíramis foi a responsável por introduzir a idolatria entre os homens. Vemos, pela história e pela arqueologia, que havia muitos ídolos, tanto nas cidades que Ninrode edificou, como na torre de Babel.
Semíramis se considerava a rainha dos céus. Ela dizia aos homens que Ninrode era o deus do sol e que ela era a deusa da lua. Essa idolatria introduzida por eles visava promover a rebelião contra Deus. O governo humano foi fundado por Ninrode em oposição total a Deus. Era a exaltação do nome do homem, da criatura, em vez da exaltação do Criador. Isso culminou na edificação da torre de Babel.
A torre de Babel foi construída para desafiar a Deus (Gn 11:1-4). Eles achavam que podiam construir uma torre muito alta para se abrigar, caso Deus enviasse outro dilúvio. Além de um desafio ao Senhor, a torre de Babel era a exaltação do nome do homem e a declaração de independência de Deus. Isso tudo aconteceu poucos anos após o dilúvio. O dilúvio ocorreu no ano 2.348 a.C., e a torre de Babel foi construída aproximadamente 175 anos depois. Em pouco tempo, o homem chegou a esse nível de rebeldia e independência. Eis o resultado de o homem desconectar-se de Deus no jardim do Éden.
Estes versículos falam da realeza de Cristo: “Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei” (Sl 2:6-7). Deus constituiu o homem Jesus, Seu Filho Primogênito, como Rei sobre o monte Sião. Mas veja o começo desse salmo: “Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas” (vs. 1-3). Essa é uma figura do governo humano. O que os governantes e as nações querem é cortar todo laço que existe entre a criatura e o Criador: “Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas” (v. 3). Isso é algo muito sério e grave, no entanto é o que o governo humano, debaixo da direção de Satanás, quer fazer. Amanhã veremos o caminho que Deus preparou para, mesmo em meio a toda essa situação caótica, reconectar o homem a Si.

Pergunta: Qual é o princípio sob o qual Ninrode edificou o governo humano?

Meu ponto-chave: