sábado, 12 de dezembro de 2020

NÃO DESPREZAR AS PROFECIAS

 *ALIMENTO DIÁRIO*

*SEMANA 4 – SÁBADO (páginas 69 e 70)*
*SÉRIE:* DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
*A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA*
*Mensagem:*
SANTIFICADOS, ÍNTEGROS E IRREPREENSÍVEIS – 1 TS 5:23-24
*Ministrada por Miguel Ma*
*Leitura bíblica:*
1 Ts 5:19-22
*Ler com oração:*
Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração (2 Pe 1:19).
.............................................
NÃO DESPREZAR AS PROFECIAS
Paulo deixou a seguinte orientação aos tessalonicenses: “Não apagueis o Espírito” (1 Ts 5:19). É interessante notar que nessa passagem o espírito é comparado a fogo que não deve ser apagado.
Na Bíblia, vemos algumas passagens a esse respeito: “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12:11). O fervor está relacionado ao calor. Por isso é essencial que o espírito esteja ardendo em nosso interior. É o que vemos neste outro versículo: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (2 Tm 1:6).
Reavivar é abanar, ou seja, é uma ação também associada ao fogo. Sabemos que vivemos nos tempos finais, e a era de Apocalipse é a era dos sete espíritos, que são as sete tochas de fogo. Portanto não podemos permitir que nosso espírito se apague. Antes, ele precisa sempre queimar em nós, por meio de invocar o nome do Senhor, desfrutar de Sua palavra, cantar hinos espirituais e da comunhão com os irmãos.
Encontramos ainda outra advertência a nós: “Não desprezeis as profecias” (1 Ts 5:20). Isso significa que não devemos menosprezar a rica palavra que Deus nos tem falado por intermédio dos irmãos. Não podemos ser levianos nem nos esquecer de que o Senhor usa Seus servos para falar conosco. Portanto não vamos desprezar as profecias.
O apóstolo Paulo continua sua exortação amorosa: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Ts 5:21). Como podemos discernir se o que ouvimos é ou não o falar de Deus? Para tanto, há necessidade de algumas perguntas: Essas palavras ministradas levam-me a amar mais Cristo e a igreja? Elas aumentam em mim a fé, o amor e a esperança? Se a resposta a ambas as questões for “Sim!”, podemos receber e também reter tais palavras. Todavia, se o que ouvimos nos leva a desconfiar dos irmãos e a ter um espírito de crítica, tornando-nos secos e desanimados, é porque essas palavras têm problema e não devemos acolhê-las.
Amados, valorizemos a palavra profética que Deus nos tem dado, porque ela é salvação para nós, fortalecendo nossa fé e nos indicando qual é a direção atual do Senhor para nossa vida. Ouvir e acolher o falar profético gerará em nós discernimento para nos fazer desviar de toda forma de mal (1 Ts 5:22). Portanto acolhamos essa palavra no coração, pois ela é poderosa para salvar-nos completamente. Louvado seja o Senhor!
*Pergunta:* O que significa não desprezar as profecias?
*Meu ponto-cnave