quinta-feira, 4 de julho de 2013

A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO E SEU MINISTÉRIO EPISTOLAR

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Ef 2:1-10; 4:11-14
Ler com oração: Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:13-14).

A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO E SEU MINISTÉRIO EPISTOLAR

No final da terceira viagem ministerial de Paulo, ele foi preso e levado para Roma, onde lhe foi permitido alugar uma casa, na qual por dois anos “recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28:16, 30-31). Nessa condição seu ministério de edificar as igrejas diretamente foi interrompido, mas o Senhor lhe preservou a vida porque ainda tinha um propósito para ele: escrever epístolas, ou seja, desenvolver seu ministério epistolar.
Antes de ir para Roma, ele já havia escrito seis epístolas, que são: Romanos, Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses e 1 e 2 Coríntios. Agora, em seu aprisionamento, ele escreveu Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. Enquanto aguardava seu julgamento, Paulo pôde visitar algumas igrejas, e durante esse tempo ele ainda escreveu outras quatro: 1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus (embora não se mencione o nome do autor de Hebreus, cremos que foi escrito por Paulo).
Usando a figura de um avião para facilitar nossa compreensão (vide página 102 do volume 1 desta série), podemos dizer que Gálatas é a fuselagem, uma asa é Efésios e a outra é Colossenses. A meta do avião pode ser vista em Filipenses, porque, nesse livro, Paulo disse: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (3:13-14). A pista da qual o avião decola é o amor, representado pelo livro de Filemom. Acrescentando a essa figura as práticas que temos tido para a pregação do evangelho, podemos dizer que o leme é o CEAPE, a asa superior esquerda é a colportagem e a asa superior direita é o BooKafé. Desse modo, o avião pode decolar e atingir seu destino. Aleluia!
Em Efésios 1 Paulo descreve o plano de Deus, Sua economia neotestamentária, ou em outras palavras, o conteúdo da Fé. Deus deseja trabalhar a Fé objetiva (aquilo em que cremos e que está fora de nós) em nossa fé subjetiva (em nosso interior). Para isso precisamos exercitar nosso espírito. Quando o exercitamos, nosso espírito funciona como câmera fotográfica. À medida que a Palavra é falada e nós a absorvemos, nosso espírito capta a Fé e por meio da luz e do Espírito a palavra é estampada em nós. Devemos sempre dar muitos “cliques” em nosso espírito, para que mais e mais a Fé seja depositada em nosso interior. Com esse processo contínuo, até a volta do Senhor, a Fé terá sido totalmente trabalhada em nossa fé subjetiva.
O objetivo do BooKafé é justamente levar a Fé às pessoas por meio da literatura: é a junção da palavra book, que em inglês quer dizer livro, e as palavras a Fé. O BooKafé é um lugar em que podemos apresentar às pessoas livros que falam sobre a Fé, sobre a vida, sobre o reino e assim por diante. Procuramos conduzir as pessoas a ler para que sua “câmera” espiritual dê muito cliques e a Fé objetiva se torne sua fé subjetiva.
No capítulo dois de Efésios, Paulo mostra os elementos constituintes da igreja, que somos nós, que recebemos o dispensar do Deus Triúno. Nós, que antes estávamos mortos em nossos delitos e pecados, não só éramos imprestáveis, como também estávamos indo para o lago de fogo (Ef 2:1-3). Mas, com Seu grande amor e misericórdia, Ele nos deu vida, em Cristo Jesus e pela graça fomos salvos. Isso é dom de Deus, e não vem de nós. Assim Deus começou a trabalhar em nós até que nos tornemos Sua feitura, Sua obra prima, que será mostrada para todo o universo (vs. 8-10).
Nos capítulos quatro, cinco e seis, vemos a vida prática da igreja, na qual o Senhor também concedeu homens com ministérios, que são apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos (4:11-12). Todos nós precisamos fazer a obra do ministério. Paulo também nos mostra os cinco tipos de andar que são: andar na graça, andar na verdade, andar no amor, andar na luz e andar no Espírito. O amor é algo tão importante que Paulo usou quase todo o capítulo três para explicá-lo, mostrando que é sem limites. Visto que o amor de Deus excede todo o entendimento, precisamos dos santos para compreendê-lo, pois sozinhos não há como fazê-lo. Este foi o ministério de Paulo em suas epístolas.


Ponto-chave: Avançar para o alvo.
Pergunta: Você é capaz de relacionar a figura do “avião” aos escritos de Paulo?