segunda-feira, 8 de julho de 2013

PRATICAR A PALAVRA TRAZ EDIFICAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)

Leitura bíblica: 2 Co 12:1-4; Gl 1:11-12; 1 Tm 1:3-4; 2 Pe 1:20; 3 Jo 4

Ler com oração: Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4). Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17).

PRATICAR A PALAVRA TRAZ EDIFICAÇÃO

O tema geral desta série do Alimento Diário é “A edificação do Corpo de Cristo”. Para que haja essa edificação é fundamental praticarmos a Palavra de Deus. Esse é o encargo do apóstolo João que, em sua maturidade, ajudou os irmãos da igreja em Éfeso a praticar as revelações já escritas por Paulo.
A Epístola de Paulo aos Efésios é maravilhosa e com rico conteúdo, mas os irmãos naquela igreja não a receberam de maneira adequada, limitando-se a discuti-la e analisá-la (1 Tm 1:3-4). Felizmente, João teve o encargo de dirigir-se a Éfeso após ser liberto de seu exílio em Patmos. Ele fez isso depois de ter escrito o livro de Apocalipse, no qual o Senhor adverte a igreja em Éfeso a restaurar o seu primeiro amor, arrependendo-se e retornando à prática das primeiras obras (Ap 2:5). Isso mostra que os efésios tinham dificuldade para colocar em prática a palavra que haviam recebido. João, provavelmente, os auxiliou para que deixassem de lado os debates e discussões e passassem a andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito.
A palavra dirigida aos efésios não provinha de elucidação humana, mas da revelação direta do Espírito (Gl 1:11-12; 2 Pe 1:20). Embora Paulo não estivesse entre os doze apóstolos designados pelo Senhor Jesus em Seu ministério terreno, ele recebeu uma revelação especial da parte de Deus. Paulo relata que, quando estava nas regiões da Arábia, foi arrebatado ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis da parte de Deus (2 Co 12:1-4). Assim como, no Antigo Testamento, Moisés recebeu a revelação da vontade de Deus para Seu povo, Paulo recebeu a revelação do Espírito no Novo Testamento. Essas palavras foram transmitidas por meio de suas epístolas, mas, quando Paulo estava prestes a findar sua carreira cristã (2 Tm 4:7), os efésios ainda não tinham sido despertados para colocar em prática a revelação recebida.
Diante disso, devemos ser sábios e remir o tempo, aproveitando cada oportunidade para praticar a Palavra do Senhor, que é o principal encargo trazido pelo ministério ulterior do apóstolo João (Jo 13:17; 1 Jo 3:18; 3 Jo 3-4). Vamos seguir o Senhor, praticando a Palavra.


Ponto-chave: A revelação do Espírito visa à prática da Palavra.
Pergunta: Por que podemos afirmar que a Epístola aos Efésios não proveio de elucidação humana?