domingo, 20 de julho de 2014

O OURO NÃO PERECÍVEL É PARA A EDIFICAÇÃO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 16: O evangelho de Deus – (Rm 1:1)

Leitura bíblica: Gn 2:10-12; 1 Co 3:10; Ap 21:18-21

Ler com oração: Se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará (1 Co 3:12-13).

O OURO NÃO PERECÍVEL É PARA A EDIFICAÇÃO DE DEUS

No capítulo 2 de Gênesis lemos que “saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix”. Esse rio é um símbolo do rio da vida que flui por toda a Bíblia até a nova Jerusalém descrita em Apocalipse 22, produzindo materiais preciosos para a edificação de Deus.
O rio Pisom é um dos braços do rio do Éden e rodeia a terra de Havilá. Nessa terra temos o ouro, o bdélio e a pedra de ônix. O ouro tipifica o Pai; o bdélio, que é uma goma aromática comum no Oriente, simboliza o Filho, e a pedra de ônix representa o Espírito. O texto bíblico diz que “o ouro dessa terra é bom”. Certamente isso quer dizer que esse ouro é puro, de grande valor.
Em 1 Coríntios 3:12-13 Paulo afirma: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”. Aqui novamente temos três elementos: o ouro, que prefigura o Pai, a prata, que representa a obra redentora do Filho, e as pedras preciosas, que simbolizam a obra transformadora do Espírito.
Em nosso serviço ao Senhor podemos edificar com madeira, feno e palha, que são de origem vegetal e representam a natureza humana, ou podemos edificar com ouro, prata e pedras preciosas, que simbolizam o Deus Triúno. Toda a nossa obra será provada pelo fogo: se permanecer, isto é, se edificarmos com o Deus Triúno, receberemos galardão (v. 14). Porém, se nossa obra for consumida pelo fogo por ser de madeira, feno ou palha, sofreremos dano. Na edificação da igreja tudo o que fizermos para o Senhor deve ser por meio Dele mesmo, e não por nossa força.
Quando lemos Apocalipse 21 vemos na nova Jerusalém o rio da água da vida, que vem fluindo desde Gênesis: “A cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. [...] As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente” (vs. 18b-21). Aqui novamente temos três elementos: ouro, pérola e pedras preciosas. Em Gênesis, o segundo elemento era o bdélio, pois ainda não havia a necessidade da redenção, visto que o homem não havia caído. Em 1 Coríntios o bdélio é substituído pela prata, que simboliza a redenção de Cristo. Em Apocalipse temos a pérola, como segundo elemento, ela é resultado do sofrimento da ostra ferida pelo grão de areia, que também representa a redenção de Cristo, ferido por nós na cruz.
Uma vez que o Senhor termine Sua obra purificadora em nós, seremos a nova Jerusalém, uma cidade de ouro transparente, que expressará a glória de Deus e do Cordeiro por toda a eternidade. Esse ouro transparente é o “ouro bom” que vemos em Gênesis 2, muito mais precioso do que ouro perecível. Pedro nos mostra que, mesmo tendo tantas impurezas na alma, o fogo que está no espírito as queimará até restar apenas a natureza divina em nós. Aleluia!


Ponto-chave: Edificar a igreja com o Deus Triúno.