terça-feira, 8 de dezembro de 2020

TORNAR-NOS MODELOS DO REBANHO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 – TERÇA-FEIRA (páginas 61 e 62)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
SANTIFICADOS, ÍNTEGROS E IRREPREENSÍVEIS – 1 TS 5:23-24
Ministrada por Miguel Ma*
Leitura bíblica:
1 Ts 5:13
Ler com oração:
Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho (1 Pe 5:2-3).

TORNAR-NOS MODELOS DO REBANHO
Ontem vimos a consideração de honrar aqueles que estão a nossa frente. Cuidar dos irmãos é um trabalho de grande valor e merece todo o nosso respeito. Vamos amar aqueles que tomam conta do rebanho de Deus. Este versículo revela o que o Senhor espera de nós: “Que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam” (1 Ts 5:13). De acordo com a versão King James Atualizada, o mesmo versículo diz: “Que os tenhais na mais alta estima, expressando vosso amor e reconhecimento pela obra que realizam para convosco” (1 Ts 5:13a KJA).
Aqueles que cuidam dos irmãos precisam perceber que estar à frente não é governar. Pelo contrário, é dar o exemplo. Por isso nosso testemunho é extremamente importante. Amados, se temos um bom testemunho, temos base para aconselhar os outros. Do contrário, falaremos daquilo que não vivemos, e isso não causará mudança efetiva na vida de ninguém.
Prosseguindo, na epístola de Pedro lemos sua admoestação a pastorear “o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade” (1 Pe 5:2). Isso revela que cuidamos das pessoas não por mera obrigação, mas porque a vida de Deus flui de nós espontaneamente como amor, alcançando-as.
Além disso, pastoreamos não “por sórdida ganância, mas de boa vontade”. Ganância é desejo de lucro. Nós não apascentamos os irmãos calculando o quanto ganharemos com isso, mas cuidamos “de boa vontade”, por causa do amor de Deus que há em nós. Tampouco agimos como dominadores dos que nos foram confiados; antes, tornamo-nos modelos do rebanho (1 Pe 5:3).
Esses versículos tratam daqueles que cuidam dos outros. E quanto aos que são cuidados? Para esses, a palavra é: respeitem os líderes, tendo-os em grande estima, pois tais irmãos realmente têm labutado diante do Senhor para cuidar de cada um de vocês. Esse é o viver que agrada ao Senhor.
Pergunta: Qual deve ser nossa atitude ao cuidar das pessoas que o Senhor nos confiou?
Meu ponto-chave: