sexta-feira, 23 de agosto de 2013

JOÃO EM SUA MATURIDADE FOI PARA ÉFESO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 - SÁBADO


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: 1 Jo 4:7-21

Ler com oração: Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros (1 Jo 4:11).

JOÃO EM SUA MATURIDADE FOI PARA ÉFESO

Anos depois da morte de Paulo, o apóstolo João, já maduro, após seu exílio na ilha de Patmos, foi para Éfeso servir a igreja, segundo nos conta a história. Quando lá chegou, ajudou os santos não simplesmente com a verdade em seu aspecto doutrinário, mas levou os irmãos ao Espírito, pois ele já havia experimentado o Deus Triúno como o Espírito da realidade no seu interior.
Guiado pelo Espírito da realidade, João se lembrou de tudo que o Senhor havia dito durante os três anos e meio e o que Ele havia feito enquanto esteve com eles. Isso o fez escrever seu evangelho, que relata fatos e palavras ditas pelo Senhor que os outros evangelhos não registraram. Foi com tal espírito que ele foi servir em Éfeso.
A dificuldade da igreja em Éfeso, de acordo com a primeira das sete cartas às sete igrejas registradas em Apocalipse 2-3, foi ter abandonado o primeiro amor. Isso significa que eles não estavam no Espírito, pois Deus é amor, e o amor aos outros é o resultado do crescimento de vida, crescimento esse que ocorre no Espírito. Essa era a situação anterior da igreja em Éfeso.
Todavia, quando João chegou ali, ele ajudou aqueles irmãos e, depois de alguns anos, a igreja em Éfeso se tornou um centro de obra, onde muitos foram cuidados e de onde muitos eram enviados para diferentes lugares para cuidar de outros. Louvado seja o Senhor!
Em Éfeso, João ajudou a igreja a voltar-se para o Espírito, pois Nele há vida, que se manifesta por meio do amor. Quando estamos juntos, e invocamos o nome do Senhor, desfrutamos a vida de Deus, e como resultado, espontaneamente manifestamos o amor que temos pelos irmãos e pelas pessoas.
Quando estamos no espírito, não é preciso que sejamos exortados a amar uns aos outros. Isso será espontâneo. Em 1 João 4:7-8 lemos: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Nós amamos porque o Deus que é amor tornou-se carne (Jo 1:14), morreu por nós na cruz para nos redimir do pecado e dar vida, ressuscitou, tornando-se assim o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b), entrou em nós e é um conosco (6:17).
Por isso nosso caminho não é repreender, acusar ou discutir com as pessoas, mas conduzi-las ao Espírito. Dessa maneira expressaremos uma genuína preocupação e cuidado por elas, com amor. Louvado seja o Senhor.


Ponto-chave: Espírito, vida e amor uns pelos outros.
Pergunta: Você tem cuidado de outros com amor para que se voltem ao Espírito, cresçam e amem uns aos outros?

OS QUATRO LIVROS ESCRITOS NA PRISÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 - SEXTA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: 1 Tm 1:3, 6-7; 6:3-5; Fm 1-25

Ler com oração: Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão (1 Tm 6:11).

OS QUATRO LIVROS ESCRITOS NA PRISÃO

Enquanto era prisioneiro em Roma, depois de ter apelado para César, Paulo teve tempo de escrever três livros que, juntamente com Gálatas, formam os quatro livros mais importantes: Efésios, Colossenses, Filipenses. Além disso, ele escreveu uma epístola pessoal, endereçada a Filemom.
Filemom era uma pessoa de alta posição em Colossos e também um irmão líder na igreja ali. Na carta que lhe escreveu, Paulo fala de uma pessoa chamada Onésimo, escravo de Filemom que fugira de seu amo. Em Roma foi preso juntamente com Paulo, ouviu dele o evangelho e recebeu o Senhor (Fm 10). Paulo intercedeu pela vida de Onésimo na carta e a enviou por meio do próprio Onésimo, dizendo: “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil a ti e a mim”. O nome Onésimo quer dizer útil.
Uma vez liberto de seu primeiro aprisionamento, Paulo voltou a visitar as igrejas e foi a Éfeso. Porém, quando viu a condição dos irmãos em Éfeso, Paulo ficou muito triste. A palavra Éfeso significa desejável, porém a igreja em Eféso nessa ocasião não era desejável, a despeito de todo labor de Paulo. Embora ouvissem palavras tão elevadas, aparentemente seu viver não estava à altura da revelação que receberam.
Paulo já havia permanecido em Éfeso por três anos cuidando da igreja e pregando o evangelho (At 20:31). Depois da prisão escreveu-lhes uma carta que falava do dispensar de Deus ao homem. Ainda assim parece que os irmãos não reagiram positivamente. Ao seguir para a Macedônia, Paulo deixou ali Timóteo para que admoestasse alguns que se preocupavam com fábulas e genealogias e não com o dispensar de Deus na fé (1 Tm 1:3 – lit.).
Timóteo não conseguiu mudar a situação da igreja ali, e por fim, ficou desanimado, por isso Paulo escreveu a ele duas cartas para encorajá-lo. Timóteo chegou a ter problemas de estômago provavelmente por causa da pressão espiritual e emocional que sofria e da situação dos santos ali (1 Tm 5:23). Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo buscou reavivar, ou reacender, o dom que havia nele (2 Tm 1:6).
A condição da igreja em Éfeso estava lamentável. Embora tivessem sido alvo de tanto cuidado de Paulo e recebido dele uma carta tão rica e elevada, alguns irmãos ali estavam envolvidos com discussões e falatórios inúteis, em vez de dar atenção ao dispensar de Deus (1:6-7). Além disso, alguns tinham ensinamentos diferentes e não concordavam com as palavras saudáveis do Senhor Jesus; antes, eram arrogantes e tinham mania por questões e contendas (6:3-5).
Que o Senhor nos salve de cair numa condição assim! Que as palavras que ouvimos se tornem nossa experiência e prática.


Ponto-chave: Cuidar dos santos e das igrejas.
Pergunta: Você tem sido “Onésimo” para o Senhor?