quinta-feira, 13 de setembro de 2012

COMO ENSINAR OS FILHOS


COMO ENSINAR OS FILHOS



"Tu, meu filho Timóteo, desde a infância sabes as Sagradas Letras que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (Tm 3:15)
Só a palavra de Deus nos faz sábios para a salvação. Timóteo recebeu tal conhecimento na sua infância. Ele o aprendeu por meio da sua avó e da sua mãe, ambas cristãs, pela fé que estava nelas. Elas certamente praticavam o que está de acordo com Deutrenômio 6, pois Paulo falava da mesma fé que estava na sua vó Lóide e na sua mãe Eunice.
Esta fé passou de uma geração a outra e chegou até Timóteo. Deve ter havido uma fonte originadora que foi infundida de uma geração que conhecia a Deus à outra geração.
Além do conhecimento do Novo Testamento, Timóteo também tinha desde sua infânca, bom fundamento no Antigo Testamento. Ele era alguém que estava totalmente aperfeiçoado e equipado para ministrar a palavra de Deus, não somente no cuidado da igreja em sua cidade, como também no confronto com o crescente declínio da igreja em todo o mundo de sua época.
Hoje, todos os cristãos, especialmente os jovens, precisam do entendimento da palavra de Deus, tanto do Antigo como do Novo Testamento. é muito interessante que isso seja desde a mais tenra infância.
A palavra infância vem do latim e quer dizer: "Não falar" — ou seja, uma idade antes de aprender a falar. Timóteo, antes de aprender a falar, já estava sendo instruído nas sagradas letras.
Muitos pais cristãos não tem clareza de quando devem começar a ensinar a Bíblia aos filhos. Na vida de Timóteo, temos a resposta: mesmo antes de aprender a falar, devemos ensinar-lhes as sagradas letras. Isso não vai regenerá-los, mas poderá fazê-los sábios para a salvação.
Além disso, o conhecimento da palavra vai guardar a infância e a juventude deles da influência maligna do mundo. Pense sobre isso e comece já a ensinar a seus filhos.