sábado, 27 de outubro de 2012

O FOGO DO ESPÍRITO VISA NOSSA ENTRADA NO REINO


O fogo do Espírito visa à nossa entrada no reino

Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando (1 Pe 4:12-13)

Lc 19:17; 1 Pe 1:6-9; 2 Pe 1:8, 11

João Batista foi enviado adiante para preparar o caminho do Senhor. Ele deu testemunho acerca do Senhor Jesus dizendo: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11).

O Espírito em nosso espírito é como fogo para aquecer nosso interior e, principalmente, queimar as impurezas de nossa alma. Pela experiência, temos visto que o Senhor usa as circunstâncias do dia a dia para expor essas impurezas e, dessa maneira, levar-nos ao arrependimento. Se permitirmos esse trabalhar do Espírito em nosso interior, negando a nós mesmos e deixando o fogo do Espírito queimar tudo o que é natural, quando Ele vier e estabelecer o Seu tribunal, estaremos qualificados para governar com Ele no mundo que há de vir.

Na ocasião da volta do Senhor, Ele não nos julgará pelos pecados cometidos, uma vez que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9). Se confessamos hoje os nossos pecados, o sangue do Filho de Deus nos purifica completamente (v. 7).

Diante do tribunal de Cristo seremos julgados quanto à nossa vida da alma, se a negamos ou não para cumprir a justiça de Deus. Alguns já negaram muito a vida da alma e receberam muita vida de Deus. Naquele dia, o Senhor retribuirá a cada um conforme suas obras. Lucas 19 diz: “Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino e voltar. Chamou dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte” (vs. 12-13). Aos que fizeram a mina render dez, seu senhor deu dez cidades; ao que fez render cinco, deu cinco cidades. Da mesma forma, o Senhor Jesus dará no reino o equivalente ao que cada um negou a si mesmo na terra. Isso determinará qual será nossa porção no mundo que há de vir, qual será o nível de governo que receberemos (v. 17).

Na vida da igreja temos a grande oportunidade de permitir que o fogo do Espírito queime nossa vida da alma e, assim, a vida de Deus tenha como crescer em nós. Nela também somos ajudados a ter experiências na obra do Senhor e ser frutíferos para que, naquele dia, nos seja amplamente suprida a entrada em Seu reino (2 Pe 1:8, 11). Louvado seja o Senhor!

Batismo com Espírito e fogo.