quinta-feira, 19 de setembro de 2013

AUTORIDADE E CRESCIMENTO DE VIDA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ
MENSAGEM CAPITULO 4 - A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO

Leitura bíblica: Rm 13:2; 3Jo 9-10

Ler com oração: De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação (Rm 13:2).

AUTORIDADE E CRESCIMENTO DE VIDA (PÁGS. 66-68)

Se queremos servir o Senhor, precisamos dar muita atenção à questão da autoridade estabelecida por Deus e aprender a nos submeter a ela. Quem se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação (Rm 13:2).
No final do primeiro século de nossa era, Deus deu autoridade ao apóstolo João, mas algumas pessoas o rejeitaram. Por isso ele, com muita autoridade, afirmou: “Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja” (3 Jo 9-10).
Números 12 relata o episódio em que Arão e Miriã desafiaram seu irmão mais novo, Moisés, a quem Deus dera autoridade para liderar os filhos de Israel. Eles pareciam ter um bom motivo, pois acharam uma falha no proceder de Moisés: ele havia se casado com uma mulher que não era dos descendentes de Israel, e isso não era correto. Arão e Miriã acrescentaram: “Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós?” (Nm 12:2).
Arão e Miriã também falavam por Deus, pois eram profetas, mas o Senhor se revelava a eles apenas em visões e sonhos, enquanto com Moisés Deus falava face a face, como a um amigo. Embora Moisés tivesse fraquezas e falhas, quem deveria cuidar de seus erros era o Senhor. Em outras palavras, Arão e Miriã não deveriam tê-lo criticado. Por fazer isso, Miriã tornou-se leprosa, e Arão só escapou do mesmo destino porque se arrependeu rapidamente.
Hoje, de modo semelhante, estamos nesse processo de crescimento de vida. À medida que negamos a nós mesmos e aprendemos a nos submeter à comunhão dos demais santos na igreja, somos transformados e ganhamos o crescimento que vem de Deus. Quem busca autoridade não necessariamente tem muito da vida divina, mas quanto mais da vida de Deus ganharmos, mais autoridade teremos.
Isso nos serve de lição. João foi aperfeiçoado pelo Senhor: de seguidor de Pedro, tornou-se, no fim da vida, o apóstolo sobre quem estava a autoridade de Deus. Quem resistia a João, resistia a Deus. Esse foi o resultado de seu amadurecimento de vida.
Damos graças a Deus por ter usado intensamente João em sua maturidade. Se ele, já entrado nos seus noventa anos, não tivesse escrito Apocalipse, o evangelho e as epístolas, ficaríamos apenas com a revelação de Paulo. É em seus escritos que vemos a importância do Espírito e da vida divina para que a Fé – todo o conteúdo da economia de Deus – seja infundida em nossa fé subjetiva. Por termos crido no Senhor, o Espírito da realidade está em nosso espírito; com Ele, temos o Pai e o Filho em nós. Louvado seja o Senhor! Estamos no Deus Triúno e Ele está em nós!
 

Ponto-chave: Dar atenção à autoridade estabelecida por Deus e aprender a se submeter a ela. 
Pergunta: Quais é o resultado de nos submetermos a autoridade estabelecida por Deus?