sábado, 27 de julho de 2013

O EXERCÍCIO DE NEGAR A SI MESMO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 19: Ouro transparente [1] – (Gn 2:10-12a; 1 Pe 1:7; Ap 21:18, 21)
Leitura bíblica: Mt 16:22-23; 17:4-5, 24-27



Ler com oração: Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações (1 Pe 1:5-6).

O EXERCÍCIO DE NEGAR A SI MESMO

Pedro é um dos principais exemplos da Bíblia sobre a questão de negar a vida da alma. Durante o tempo em que acompanhou o Senhor Jesus, Pedro cometeu muitos erros, mas essas situações foram utilizadas pelo Senhor para transmitir lições a ele mesmo e aos demais discípulos. Pedro tinha muitos defeitos e dificuldades, mas, como negou a si mesmo e perseverou em seguir o Senhor, a vida de Deus cresceu em seu interior. Pedro não frequentou uma escola para aprender a negar a si mesmo; esse aprendizado ocorreu na prática, no dia a dia.

No início de nossa vida cristã, quando fomos regenerados, a vida de Deus entrou em nosso espírito. Em nossa alma, porém, ainda estávamos cheios de nossos próprios pensamentos e interesses. Por termos a alma ocupada com outras coisas, a vida divina não encontrava espaço para se expandir em nós. Então, no viver da igreja, aprendemos, pouco a pouco, a nos esvaziar. Assim o Senhor tem caminho para acrescentar mais de Sua vida em nós.

O exemplo de Pedro mostra que não importa quão forte seja a nossa vida da alma, se estamos participando ativamente no viver da igreja, praticando a Palavra, há esperança para nós! Pedro cresceu em vida ao negar a si mesmo, e nós também podemos crescer. Mesmo que consideremos que nossa vida da alma seja a mais difícil de lidar, o exemplo positivo de Pedro nos encoraja a prosseguir.

Antigamente, pensávamos que o sofrimento era a única maneira de negarmos a vida da alma. Nosso antigo conceito nos levava a considerar que orações feitas em meio a tribulação eram as mais eficazes para nos fazer negar a nós mesmos. Todavia, pela experiência, sabemos que, quando o sofrimento cessa, muitas vezes nossa disposição retrocede à condição anterior e voltamos a ser influenciados pela vida da alma. Graças a Deus, porém, a experiência de Pedro nos ajuda a perceber que o fogo do Espírito tem maior eficácia para purificar nossa alma, sempre que nos arrependemos, e nos fazer crescer em vida.


Ponto-chave: Dar espaço para que a vida de Deus cresça.

Pergunta: O que as experiências de Pedro trazem como lição para nós?