quarta-feira, 29 de maio de 2013

JOÃO: PREPARADO PARA SER ÚTIL A DEUS EM SUA MATURIDADE

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica:    Mt 24:14; Mc 16:15; Jo 5:39-40; 6:63

Ler com oração:  Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas (Ap 1:9-11a).

JOÃO: PREPARADO PARA SER ÚTIL A DEUS EM SUA MATURIDADE


 A maioria dos discípulos era composta de pescadores galileus, pessoas simples e sem muita instrução formal, a quem o Senhor confiou anunciar o evangelho do reino em todo o mundo (Mt 24:14; Mc 16:15). Após a morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus, eles continuaram a desempenhar esse ministério neotestamentário, propagando o evangelho do reino e invocando o nome do Senhor.
No ano 70 d.C., o general romano Tito destruiu a cidade de Jerusalém e o templo, e os cristãos que invocavam o nome do Senhor foram perseguidos no império. O apóstolo Paulo e o apóstolo Pedro foram martirizados, assim como outros líderes cristãos. Naquela época, João não tinha uma postura de liderança (o livro de Atos sempre registra que ele acompanhava Pedro, deixando-se ser liderado por ele). Em razão de seu caráter de seguidor, e não de líder, João não foi martirizado como aqueles que tinham destaque, mas aprisionado e, por fim, exilado na ilha de Patmos. Deus não permitiu que João fosse morto, pois precisava dele para continuar o ministério neotestamentário e ajudar as igrejas.
Enquanto estava preso, João foi transformado para ser útil a Deus; ele amadureceu espiritualmente e recebeu visões e revelações, incluindo o livro de Apocalipse.
Após registrar a revelação de Apocalipse, João esteve com os efésios, cuja situação espiritual era bastante negativa. De fato, ao ser libertado, João estava preparado para ajudar a igreja em Éfeso a praticar a palavra que havia recebido do apóstolo Paulo. Embora houvessem recebido dele palavras preciosas, os efésios não praticaram essas palavras, mas deram atenção a fábulas, discussões e outras doutrinas. João, todavia, por ter sido transformado pela vida de Deus, tinha maturidade espiritual para ajudar os irmãos a se arrependerem dessa situação problemática. Para isso, ele lhes mostrou que as palavras do Senhor não são para analisarmos, mas para nos suprir com vida (Jo 5:39-40; 6:63) e essa vida é que tem poder para nos transformar.
Assim como João, precisamos nos preparar para ser úteis ao Senhor. Por isso não temamos as situações de restrição, as “prisões”, mas aproveitemos as oportunidades para negar a nós mesmos, permanecendo no espírito. Dessa forma, cresceremos em vida e, ao ser enviados pelo Senhor, estaremos preparados para transmitir palavras de vida.


Ponto-chave:  Restringido, transformado e preparado para ser útil a Deus.

Pergunta:  Você tem aproveitado as situações de restrição como oportunidades de permanecer no espírito?