sexta-feira, 25 de abril de 2014

SER UM VENCEDOR, COMO PARTE DO FILHO VARÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 4: A visão de Apocalipse 12 – (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica: 1 Ts 4:17; Ap 3:21; 12:5-6, 13-14; 13:1-2; 17:9-12

Ler com oração: Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações (Ap 2:26). Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra (3:10).


SER UM VENCEDOR, COMO PARTE DO FILHO VARÃO

Em Apocalipse 12:5 lemos: “Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”. Vimos que a mulher universal representa todo o povo de Deus em todas as eras. Mas e quanto ao filho varão? Este representa a parte mais forte, gerada da mulher, incluindo todos vencedores de entre o povo de Deus, tanto no Antigo Testamento, quanto os cristãos vencedores de todos os tempos, conforme vemos em Apocalipse 2 e 3. Nesses capítulos vemos um chamamento aos vencedores que estão no meio das igrejas. Estes serão poupados da grande tribulação, que ocorrerá na terra no futuro, pois terão sido arrebatados até o trono de Deus. A outra parte, que não conseguiu vencer, é representada pela mulher e o restante de sua descendência (12:13-14, 17).
Muitos dentre nós talvez ainda não tenham ousadia para dizer que já são vencedores. Contudo podemos afirmar que estamos nesse processo. Pela prática de invocar o nome do Senhor somos levados a permanecer no espírito, onde está o Espírito de Deus (1 Co 12:3). Assim, crescemos em vida, na vida de Deus, o que resulta na manifestação de Seu amor. Por isso podemos dizer, pela fé, que somos vencedores e aguardamos um dia ser arrebatados ao trono de Deus.
Vimos também que Satanás se enfureceu contra o filho varão, pois a este foi dada autoridade sobre as nações. Por não ter conseguido devorá-lo, o grande dragão passou a perseguir a mulher que, com as asas que lhe foram dadas, fugiu para o deserto, onde estaria fora da vista da serpente. Isso nos mostra que a igreja e, principalmente, os vencedores são objetos de ódio do inimigo de Deus, o qual sempre procura nos perseguir e causar dano. Essa realidade pode ser observada a partir da representação cartográfica, onde podemos ver, nos contornos dos continentes europeu e asiático, o grande dragão com a boca bem aberta sobre o continente africano, que representa o filho varão.
Se observarmos o continente europeu no mapa-múndi, facilmente veremos a cabeça do grande dragão. Em tipologia, as sete cabeças desse dragão representam os sete césares do Império Romano, e os dez chifres se referem às nações que serão usadas pelo anticristo (Ap 13:1-2; 17:9-12). Por essa razão, cremos que a tribulação será especialmente intensa ali. Por outro lado, em Apocalipse 12, vemos o cuidado do Senhor para com a mulher, que representa o povo de Deus remanescente, que encontrará abrigo no deserto.

Nenhum comentário: