quinta-feira, 27 de março de 2014

OS ESCRITOS DE JOÃO ATÉ LEVANTADO PARA CONSERTAR AS REDES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO

Leitura bíblica:  Ap1:9-11

Ler com oração:  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. [...] Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.[...] O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada). [...] E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.[...] Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.[...] Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.(Jo 1:1,14, 20:31; 1 Jo 1:1-2, 2:20,27; 2Jo 4-6)



OS ESCRITOS DE JOÃO ATÉ LEVANTADO PARA CONSERTAR AS REDES

Os escritos de João

Em sua juventude, João não registrou nada, mas, na maturidade, Deus lhe deu uma incumbência específica, que não foi confiada a outros apóstolos.
Quando estava exilado na ilha de Patmos, cremos que ele aprendeu a ouvir o Espírito (Ap 1:10). Por estar no espírito, João recebeu revelação e foi incumbido de escrever o livro de Apocalipse (v. 11).
Após registrar a revelação de Apocalipse, João retornou do exílio e foi para Éfeso. Ali ele pôs em prática todas as palavras que o Senhor dissera a ele e aos demais discípulos durante os três anos e meio do Seu ministério terreno, mais as palavras escritas por Paulo (Jo 14:26; 16:13).
Em Éfeso ele escreveu mais quatro livros, primeiramente seu evangelho e depois as três epístolas.

Apocalipse

O primeiro livro que João escreveu foi Apocalipse: “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas” (1:19). Esse livro foi escrito durante o exílio de João na ilha de Patmos no ano 90.
Quando recebeu essa revelação, o apóstolo João viu a situação das sete igrejas na Ásia (vs. 10-11). As igrejas naquela região foram geradas por Paulo, porém o abandonaram no final de sua carreira (2 Tm 1:15). Além disso, o que é dito sobre cada uma das sete igrejas descreve a história da igreja como um todo e sua condição através dos séculos. Essa percepção permitiu que João prestasse grande auxílio para mudar a situação da igreja no final do primeiro século, tornando-a saudável. Graças ao Senhor!

O Evangelho de João

Em seu evangelho, João mostrou que Jesus não era apenas homem, mas também Deus. O Senhor Jesus é uma pessoa maravilhosa, pois Ele é a própria Palavra, que estava no princípio com Deus e que era Deus (1:1, 14). Seu evangelho descreve também a importância da vida eterna para todos os que creem (1:4; 3:3-6, 15-16; 4:14; 5:24, 39-40; 6:47, 63; 8:12; 10:10; 11:25; 14:6; 17:3; 20:31). João escreveu seu evangelho de modo simples, pois não queria nos levar para a esfera mental, dos arrazoamentos, mas para o espírito, onde há comunhão com Deus (5:39-40). Seu encargo é nos levar a praticar a palavra do Senhor para que ela se torne real para nós (13:17).

As epístolas de João

Na primeira epístola, vemos que a vida eterna, a qual estava com o Pai, foi-nos manifestada pelo Senhor Jesus, o Filho de Deus, e tornou-se disponível a nós por meio do Espírito, que hoje é a unção que permanece em nós e nos ensina a respeito de todas as coisas (1 Jo 1:1-2, 2:20, 27).
Um ponto crucial dessa epístola, conforme mencionamos no capítulo anterior, está registrado no capítulo 3: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (v. 2). Ó Senhor Jesus! Isso indica que hoje, quanto mais exercitamos o espírito, invocando o nome do Senhor, negando a nós mesmos, a vida divina aumentará em nós, pouco a pouco, até sermos totalmente parecidos com Deus. Isso é maravilhoso!
Nas outras duas epístolas vemos que devemos andar na verdade, praticar a palavra que temos recebido do Senhor
(2 Jo 4-6). Por fim, vemos que nada alegrava mais o apóstolo do que saber que aqueles a quem ele ajudava estavam aplicando a Palavra em seu viver diário, tornando-a real e, assim, dispondo-se a ser cooperadores da verdade (3 Jo 3-4, 7-8), levando-a a outros por meio do testemunho e da pregação do evangelho. Aleluia!

Levantado para consertar as “redes”

O apóstolo João, em sua maturidade, foi levantado pelo Senhor para consertar as “redes” (Mt 4:21), isto é, cuidar da degradação que sorrateiramente havia entrado na igreja. O Senhor ordenou a João que escrevesse o que lhe foi revelado “para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” (Ap 1:1).
O versículo acima nos mostra que a revelação de Jesus Cristo fora dada primeiramente a João e este deveria mostrar aos demais servos. Hoje somos os muitos servos no ministério de João, que se dedicam à prática das verdades. Essa também deve ser nossa ênfase. Embora muitos se dediquem a estudar o ministério de Paulo, destacando o conhecimento e a transmissão das verdades (1 Tm 2:4;
2 Tm 2:2), devemos dar atenção à prática delas, pois toda a Palavra de Deus deve ser aplicada a nosso viver e se tornar real para nós. Baseados nisso é que o tema deste livro é “A nossa atitude para com as verdades”. Precisamos conferir com nosso viver, qual tem sido nossa atitude para com as verdades. Somos meros ouvintes, leitores, estudiosos da Palavra, ou praticantes? (Tg 1:22).
Todos os escritos do Antigo e do Novo Testamento foram inspirados pelo Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21), incluindo os escritos do apóstolo Paulo e dos apóstolos que conviveram com o Senhor. Não são meras palavras de homens. Portanto, qual deve ser nossa atitude para com as verdades? Tomá-las no espírito com o intuito de praticá-las.
A nossa ênfase na vida cristã não é o conhecimento da letra, que condena e mata, porque o ministério da nova aliança é da vida, do Espírito, da justiça (2 Co 3:6, 8-9). Em outras palavras, receberemos mais luz, vida e ajuda se lermos as Escrituras exercitando nosso espírito. As palavras do Senhor são Espírito e são vida (Jo 6:63).