quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica:  At 1:8; 2:1, 14-21; 4:4

Ler com oração:  Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4:10-12).

TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO

Antes que Paulo fosse designado apóstolo para os gentios, os discípulos do Senhor haviam sido comissionados pelo Espírito para pregar o evangelho até os confins da terra (At 1:8). Então, no dia de Pentecostes, eles foram batizados com Espírito Santo, sendo revestidos de poder. Os cento e vinte discípulos galileus receberam o dom do Espírito Santo após orarem por dez dias (v. 14; 2:1). Naquela ocasião, mesmo sendo incultos, foram revestidos da autoridade do Espírito para pregar, com ousadia, o evangelho de Deus. Além disso, de modo extraordinário, línguas como que de fogo desceram sobre eles e passaram a anunciar as maravilhas de Deus em outros idiomas. Isso ocorreu para que a multidão de judeus, vinda de várias partes do mundo para a Festa dos Tabernáculos, ouvisse as boas-novas do evangelho em sua própria língua materna. Esses mesmos judeus, cinquenta dias antes, tinham clamado a Pilatos pela crucificação do Senhor. Alguns dentre eles, quando ouviram as maravilhas de Deus em sua língua natal, ficaram deslumbrados, mas outros, com o coração endurecido, zombavam dos discípulos galileus, dizendo que estavam embriagados.
Nessa oportunidade, Pedro levantou-se e passou a falar usando a autoridade do Espírito: “Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2:14-21).
A revelação transmitida por Pedro foi esta: que todo aquele que invocasse o nome do Senhor seria salvo. Pedro prosseguiu, expondo as Escrituras com respeito à ressurreição do Senhor e Sua obra redentora. Antes, conforme a palavra revelada a Moisés, Deus exigia do homem o cumprimento das ordenanças da lei, mas agora, mediante a obra de Cristo, o homem pode ser salvo mediante a graça de Deus simplesmente invocando o Seu nome. Diante disso, o coração de muitos foi compungido e, naquele dia, cerca de três mil pessoas creram e foram batizadas no nome do Senhor Jesus. Em uma ocasião posterior, o número dos homens que creram subiu a quase cinco mil (4:4). Graças a Deus por tão grandiosa revelação! Essa foi a obra do Espírito Santo, que acrescentou muitos à igreja, os quais passaram a ter um viver comum, perseverando em comunhão e oração, partindo o pão e se reunindo de casa em casa. Eles guardavam a Palavra e o nome do Senhor.