domingo, 10 de novembro de 2013

A VIDA DA IGREJA É PARA NOS PREPARAR PARA O REINO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 / DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

 Andar na graça e na verdade (Ef 4:1, 7, 17, 21)

Leitura bíblica: Mt 6:9-10, 33; 16:19; At 1:3

Ler com oração: Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar [...] e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (Ap 20:4).

A VIDA DA IGREJA É PARA NOS PREPARAR PARA O REINO

Nos últimos anos temos visto que o foco de Deus é o reino, e esse deve ser também o foco de nossa vida cristã (Mt 6:9-10, 33; At 1:3). Mas isso não significa que o viver da igreja não é importante, pelo contrário, a ênfase no reino revela a verdadeira função da igreja. Em Mateus 16:19 lemos: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”. Sem a igreja, ninguém entra no reino dos céus, porque ela tem as chaves do reino dos céus. E é na igreja que nós somos aperfeiçoados para entrar no reino.
Ter uma vida da igreja visando o reino equivale a tomá-la como um lugar adequado para negarmos a vida da alma. No ambiente da vida da igreja, temos espírito e graça suficientes para negar a nós mesmos. Nessa esfera, nós praticamos o mover atual, exercitamos nossos dons, e adquirimos experiência, lidando com pessoas, para que no mundo que há de vir, sejamos úteis ao Senhor. A vida da igreja, nesse enfoque, é o lugar onde somos preparados para reinar.
Uma boa ilustração para entender essa dualidade entre a igreja e o reino, é a viagem de avião com destino a Miami. Enquanto a cidade de Miami é a meta, o avião é o meio para se chegar até lá. Os dois são importantes: Miami representa o reino, e o avião representa a vida da igreja. Sem uma vida da igreja normal, como podemos chegar ao reino?
Nesse contexto, também precisamos entender a função do BooKafé, que é uma ferramenta, um instrumento para alcançarmos o maior número possível de pessoas na esfera do reino. Esta ferramenta, porém, necessita de mordomos, de colportores, de pessoas que a utilizem de maneira adequada.
O BooKafé junto com a colportagem são duas ferramentas poderosíssimas. Todavia elas não substituem a igreja. Antigamente, usava-se serrote para fazer móveis e cortar tudo retinho; hoje um bom marceneiro, atualizado, usa serra elétrica, em substituição ao serrote, contudo, ela não pode substituir o carpinteiro. Semelhantemente o BooKafé pode substituir o local de reuniões, mas não pode substituir a igreja. A igreja é quem usa o BooKafé para suprir a vida divina e pregar o evangelho do reino ao maior número de pessoas.
Nesta semana vimos que precisamos ter uma vida da igreja equilibrada. Precisamos da graça, do exercício dos dons, mas também precisamos da verdade, da realidade. Por um lado devemos crescer na vida de Deus, ter conteúdo, por outro lado, temos que realizar a obra de Deus, pregando o evangelho do reino. O reino dos céus é a nossa meta e a igreja é o meio, o “avião” que nos leva até essa meta. Por um lado precisamos do viver da igreja para sermos aperfeiçoados, por outro lado precisamos de ferramentas que nos ajudem a apressar a volta do Senhor, como o BooKafé e a colportagem.
Que possamos andar na graça sendo aperfeiçoados, desenvolvendo nossos dons e ministérios. Que possamos também andar na verdade, na realidade, sendo íntimos do Senhor, cuidando da retaguarda, e sustentando as frentes de batalha a favor do reino.


Ponto-chave: Crescer na vida de Deus e ser aperfeiçoado na obra.
Pergunta: Que relação há entre a igreja, o BooKafé e o reino?