domingo, 8 de junho de 2014

UM MINISTRO DA NOVA ALIANÇA SERVE EM NOVIDADE DE ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 10: As verdades na forma da letra [4] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Gl 1:17; 2 Pe 3:16

Ler com oração: Se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, [...] como não será de maior glória o ministério do Espírito! (2 Co 3:7-8).

UM MINISTRO DA NOVA ALIANÇA SERVE EM NOVIDADE DE ESPÍRITO

Nessa semana vimos quão importantes são os escritos de Paulo para nossa compreensão acerca da economia neotestamentária de Deus. Essas verdades foram confiadas a ele pelo próprio Senhor. Embora Paulo não tenha convivido com Jesus durante Seu ministério terreno, recebeu essas palavras ao ser arrebatado ao terceiro céu.
O apóstolo Paulo escreveu: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Co 12:2-4). Possivelmente ele viveu essa experiência quando estava nas regiões da Arábia (Gl 1:17).
Desde esse tempo Paulo buscava ser fiel à visão que havia recebido, tornando-se um ministro do Espírito. Ele também se esforçava para que todos aqueles que o Senhor lhe confiara fossem ministros de uma nova aliança. Em 2 Coríntios 3:4-6 lemos: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. Por esse motivo, quando pregava o evangelho, Paulo levava as pessoas a receberem o Espírito, invocando o nome do Senhor.
Infelizmente, mesmo no tempo dos apóstolos, muitos deturpavam suas palavras, por não compreenderem o que ele dizia (2 Pe 3:16). Estas eram pessoas que buscavam apenas o conhecimento. Ainda hoje muitos não compreendem o conteúdo de suas epístolas; outros se limitam a analisá-las e estudá-las de modo meramente doutrinário, ficando impedidos de receber luz e vida na Palavra.
Somos ministros da nova aliança, que é do Espírito. Em Romanos 7:8 vemos que: “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra”.
Ao considerarmos a Palavra de Deus, devemos voltar nossa mente para o Espírito, invocando o nome do Senhor Jesus, a fim de sermos iluminados. Nosso objetivo não é receber mero conhecimento através da letra, mas buscar receber vida por meio do Espírito que está na Palavra. Amém, aleluia!


Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor para receber a vida que está na Palavra.