quarta-feira, 19 de março de 2014

INÍCIO DO CAPÍTULO 4 ATÉ ROMANOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO
Leitura bíblica:     At 18:1-3; 1Ts 1:1; 1Co16:8; 2 Co 2:1-3,5-7; At 20:1-3

Ler com oração:  O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1Tm 2:4)


INÍCIO DO CAPÍTULO 4 ATÉ ROMANOS

O ministério epistolar de Paulo é de suma importância no tocante à revelação das verdades do Novo Testamento. Para melhor entendimento e facilidade de memorização, vamos dividir as cartas de Paulo da seguinte maneira: seis delas foram escritas antes dele subir a Roma para ser julgado das acusações dos judeus; quatro cartas foram escritas em seu primeiro período em Roma, na casa que alugara aguardando seu julgamento; e as quatro últimas ele escreveu antes de ser martirizado.

Os livros escritos por Paulo antes de sua viagem a Roma

Os seis livros que Paulo escreveu antes de sua viagem a Roma, na ordem em que aparecem na Bíblia são: Romanos, Primeira e Segunda Epístola aos Coríntios, Gálatas, e Primeira e Segunda Epístola aos Tessalonicenses. Vamos abordar cada um deles na ordem cronológica em que foram escritos.

As cartas escritas na segunda viagem de Paulo
Gálatas

A Epístola aos Gálatas deve ter sido escrita durante a segunda viagem de Paulo na companhia de Silas, depois que visitaram a Galácia, ao passarem pelas cidades de Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica e Bereia, na Macedônia. Depois de passar em Bereia, Paulo partiu sozinho para Atenas, e de Atenas ele foi para Corinto, onde encontrou Áquila e Priscila, passando a morar e trabalhar com eles fazendo tendas (At 18:1-3). Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra (v. 5); ele permaneceu um ano e seis meses em Corinto, e nesse período deve ter escrito a Epístola aos Gálatas, por volta do ano 54.

1 e 2 Tessalonicenses

As duas cartas aos tessalonicenses foram escritas em Corinto, depois da chegada de Timóteo e Silas, que também era chamado de Silvano. Segundo os registros, essas epístolas também tiveram a coautoria de Silvano e Timóteo (1 Ts 1:1; 2 Ts 1:1). Na Primeira Epístola aos Tessalonicenses vemos a menção da chegada de Timóteo, com boas notícias da fé e do amor dos irmãos em Tessalônica, bem como do desejo deles em ver Paulo (3:6). Portanto, essas epístolas também foram escritas durante a permanência de Paulo em Corinto, por volta do ano 54.

As cartas escritas na terceira viagem de Paulo

1 Coríntios

Na sua terceira viagem, Paulo permaneceu em Éfeso por três anos (At 19:21-22; 20:31). Muito provavelmente ele escreveu a Primeira Epístola aos Coríntios quase no final de sua permanência ali, pois ele mesmo disse que ficaria em Éfeso até o Pentecostes (1 Co 16:8). Além disso, em suas saudações, ele escreve: “As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (v. 19). Éfeso ficava na província romana da Ásia e Corinto ficava na província de Acaia.
Conforme mencionamos no capítulo anterior, quando Paulo escreveu aos coríntios recomendou-lhes que recolhessem antecipadamente as ofertas destinadas a Jerusalém (vs. 1-2). Também salientamos que naquele momento, quando estava ainda em Éfeso, ele não havia decidido se ia levar pessoalmente as ofertas para Jerusalém (vs. 3-4). Portanto, Paulo escreveu a Primeira Epístola aos Coríntios em Éfeso, por volta do ano 59.
Na sua primeira carta, Paulo lidou com vários problemas da igreja em Corinto, tais como divisão e partidarismo, demandas em tribunais pagãos, imoralidades, questões relativas à autoridade e mau uso dos dons espirituais. Em particular, Paulo foi extremamente duro na questão daquele que se atreveu a possuir a mulher de seu próprio pai: “E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]” (5:2-5).
Embora seja um pecado de extrema gravidade, não devemos julgar o caso exclusivamente pelo nosso senso de moralidade; nessa hora precisamos ser sensíveis ao Espírito para lidar com a situação adequadamente. Por um lado, a igreja precisa conhecer como Deus repudia esse tipo de pecado; por outro, não podemos fechar o caminho do arrependimento para quem cometeu tal pecado grave.

2 Coríntios

Paulo encarregou Tito de levar a primeira carta aos coríntios. Ao perceber que havia usado palavras duras demais ao tratar com os irmãos da igreja em Corinto, especialmente com quem havia cometido o pecado grave, escreveu uma segunda carta temendo que os coríntios não fossem suportar a dureza da primeira. Mesmo sabendo que logo estaria em Corinto a fim de recolher as ofertas para Jerusalém, Paulo fez questão de escrever-lhes outra carta, pois não queria encontrá-los tristes (2 Co 2:1-3). Ele reconheceu que foi demasiadamente áspero; pediu-lhes que perdoassem aquele que pecara e o confortassem, para que ele não fosse consumido por excessiva tristeza (vs. 5-7).
Querendo muito saber como os coríntios haviam recebido sua primeira carta, Paulo não aguentou esperar em Éfeso e saiu à procura de Tito em Trôade; não o encontrando ali, partiu para Macedônia (vs. 12-13). Ao chegar lá, Paulo foi confortado com a chegada de Tito, que relatou a saudade, o pranto e o zelo dos coríntios para com ele, o que aumentou seu regozijo (7:6-7). Este é o pano de fundo dessa carta, que foi escrita na Macedônia (8:1; 9:2, 4; At 20:1), por volta do ano 60.

Romanos

Algum tempo depois que Paulo escreveu aos coríntios em Éfeso, tomou a decisão de ir a Jerusalém, pois seu desejo era visitar Roma; antes, contudo, passaria pela Macedônia, onde escreveu a segunda carta aos coríntios (At 19:21). Em Corinto, que fica na província de Acaia, ele escreveu a Epístola aos Romanos comunicando-os da sua intenção de levar as ofertas da Macedônia e Acaia até Jerusalém, e de lá pretendia ir até a Espanha, passando por Roma (Rm 15:23-26). O livro de Romanos foi, portanto, escrito em Corinto (At 20:1-3), por volta do ano 60.