quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SANTOS E IRREPREENSÍVEIS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – QUINTA-FEIRA (páginas 15, 16 e 17)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL M
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
Gn 6:8-10
Ler com oração:
Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:4-5).

SANTOS E IRREPREENSÍVEIS
Jesus Cristo realizou a redenção por nossa causa, nos santificou e mudou nossa posição, transferindo-nos do mundo para a igreja, um lugar apropriado para desfrutarmos a Palavra, a fim de nossa disposição também ser santificada. Esses dois aspectos do processo de santificação são necessários, porque Deus deseja santificar-nos: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição” (1 Ts 4:3). A vontade de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos (ou “filiação” no original grego), por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1:4-5). Deus tem um propósito e nos escolheu antes da fundação do mundo para ser santos e irrepreensíveis perante Ele.
O capítulo quinto da Epístola aos Efésios relata como Deus realiza o processo de nos tornar santos e irrepreensíveis: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (vs. 25-27). O amor de Cristo pela igreja se manifestou mediante Sua entrega por ela. Essa entrega visa santificá-la, como noiva de Cristo, por meio da lavagem do jato de água da palavra, para remover todo pecado, ruga e mancha. O lavar da palavra do Senhor nos purifica. Não menospreze a palavra dita à igreja, porque o falar divino nos lava. Esse lavar remove qualquer mancha, nódoa e até ruga. Isso é para nos preparar para o casamento com Cristo, em que seremos apresentados como igreja gloriosa, santa e sem defeito.
Até aquele dia, quando nos casaremos com o Senhor, precisamos santificar-nos. E foi isso que Paulo disse aos tessalonicenses: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição” (1 Ts 4:3). A palavra “prostituição”, nesse versículo, é fornicação; eles deveriam afastar-se da fornicação. Em outras epístolas, Paulo menciona ira, discórdia, inimizade etc. Contudo aqui ele fala especificamente da fornicação. Pelo contexto histórico, vemos que a sociedade tessalonicense era promíscua, sem limites morais, semelhante à sociedade atual, que incentiva as pessoas a cometer prostituição, fornicação. É por isso que hoje o Senhor nos alerta para que nos afastemos dessas coisas.
O Senhor prossegue falando aos tessalonicenses: “Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Ts 4:4). Nosso corpo pertence ao Senhor e não podemos usá-lo de qualquer maneira. Em mensagens anteriores vimos que algo terrível aconteceu no período anterior ao dilúvio: “Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gn 6:2). “Filhos de Deus”, nessa passagem, refere-se aos anjos; e “filhas dos homens”, às mulheres. Esse versículo nos diz que algo anormal aconteceu naquele período, quando anjos deixaram seu estado original e se uniram às mulheres. Houve mistura entre as espécies humana e angelical. Na criação, Deus criou os seres vivos segundo sua própria espécie, e o homem foi criado segundo a espécie de Deus, segundo Sua imagem e Sua semelhança. Satanás, o inimigo de Deus, usou a estratégia de misturar as raças para anular o homem dentro do plano divino. Um grupo de anjos caídos tomou para si mulheres, as que entre todas mais lhe agradavam.
Com isso, Deus teve de intervir: “Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6:3). Antes disso, algumas pessoas chegaram a viver mais de novecentos anos. Adão, por exemplo, viveu novecentos e trinta anos; Metusalém foi o mais longevo entre eles, com novecentos e sessenta e nove anos. O Senhor limitou o tempo de vida do homem a cento e vinte anos, reduzindo, assim, a ação dessas pessoas que se degradaram, porque o homem se tornou carnal. Os carnais vivem pelos impulsos e instintos da carne. Para lidar com essa situação, Deus também enviou o dilúvio para impedir que toda a humanidade fosse danificada por essa mistura. Louvado seja o Senhor por Noé, que era um homem justo e íntegro entre todos os homens de sua época. Noé andava com Deus. Ele gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé (vs. 8-10). Com Noé e sua família, Deus preservou a humanidade para cumprir Seu propósito de tornar o homem santo e irrepreensível perante Ele para alcançar a filiação, por meio de Jesus Cristo, segundo o bom prazer de Sua vontade.
Pergunta: Como o Senhor realiza a santificação de Sua noiva para torná-la gloriosa?
Meu ponto-chave