sábado, 25 de maio de 2013

FUGIR DAS TREVAS PARA BRILHAR DIANTE DOS HOMENS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica:  Mt 5:14-15; Jo 8:12; Ef 5:1-17

Ler com oração:  Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo (Fp 2:15).

FUGIR DAS TREVAS PARA BRILHAR DIANTE DOS HOMENS

Quanto a andar na luz, Efésios 5:3-5 é uma grande advertência: “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Isso é sério. Pessoas envolvidas com fornicação, impureza, avareza, idolatria não vão herdar o reino de Deus. Não é questão de ter conhecimento, e sim de mudar de vida. Em casa, no trabalho, na vida pessoal, não podemos mais viver do mesmo jeito.
Os versículos 6-8 dizem que a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa das obras das trevas. Portanto não sejamos participantes com eles. Antes, nós éramos trevas, porém, agora, somos luz no Senhor e devemos andar como filhos da luz. Esse é o andar na luz.
Os versículos 9-13 descrevem o fruto da luz: bondade, justiça, verdade, provar o que agrada o Senhor, não ser cúmplice nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, reprová-las e não se referir a elas. Quando reprovadas pela luz, as coisas se tornam manifestas. Nestes dias maus, devemos ser sábios e procurar compreender a vontade do Senhor a fim de andar na luz (vs. 15-17). Jesus é a luz do mundo; quem O segue não andará nas trevas, pelo contrário, andará na luz (Jo 8:12).
Uma vez que o Senhor, como a luz do mundo, está hoje em nós, somos também a luz do mundo (Mt 5:14-15). Para isso, devemos fugir das obras das trevas, do que fazíamos ocultamente. Nossa vida deve ser transparente. Devemos viver na presença do Senhor. Ele é os sete Espíritos, que são as sete tochas de fogo que ardem diante do trono e também os sete olhos do Cordeiro, olhando para nós e queimando tudo que é negativo, queimando a vida da alma e nos iluminando (Ap 4:5). Sempre que o Senhor nos ilumina e vemos nosso erro ou fracasso, não desanimamos; pelo contrário, confessamos e nos arrependemos. Podemos dizer que esse é um andar na luz no aspecto individual.
Há também o andar na luz coletivamente, como igreja. No passado, por mais que disséssemos que éramos a luz do mundo, ainda estávamos escondidos, ninguém nos conhecia. Para nossa vergonha, os vizinhos de nossos locais de reuniões por anos não sabiam quem éramos. Hoje, por meio da participação dos santos na pregação do evangelho do reino e no BooKafé, somos conhecidos, e a luz não está mais sob o alqueire ou sob um vaso, mas brilha em toda a cidade.
Em Filipenses 2:15 lemos: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”. Na sua vizinhança, sua casa pode brilhar, pois é um lugar de oração. Quando você abre a casa e convida os vizinhos para um círculo de oração e de leitura da Palavra, a luz brilha. Desse modo, muitos saberão que, naquele bairro, naquele quarteirão, há uma casa onde há luz e para onde as pessoas podem ir e receber direção para sua vida.


Ponto-chave: Fugir das obras das trevas e andar na presença do Senhor.

Pergunta: De que maneira prática você pode andar na luz em seu viver cristão?