quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O ESPÍRITO E O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 / QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: Êx 30:22-25; Mt 27:51; Lc 23:45; Jo 7:37-39; 1 Co 15:45b

Ler com oração: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou (1 Jo 2:27).

O ESPÍRITO E O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

O Espírito citado em João 7:39 é todo-inclusivo. Nele está o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. É importante conhecer o que é “o Espírito”. Para isso temos a figura do óleo sagrado da unção (Êx 30:22-25). No Antigo Testamento, tudo que era consagrado a Deus para ser usado por Ele precisava ser aspergido pelo óleo da unção, como os utensílios do tabernáculo e o sumo sacerdote.
O óleo da unção era um unguento composto de quatro especiarias mais azeite de oliva. A primeira especiaria é a mirra fluída, uma substância usada para tratar um corpo para sepultamento. Ela representa a morte de Cristo. A segunda é o cinamomo odoroso, que prefigura a eficácia da morte de Cristo. A terceira é o cálamo aromático, uma vegetação que cresce em meio a águas de morte, num pântano em que nada nasce. Ele simboliza a ressurreição de Cristo. A quarta especiaria é a cássia, usada como repelente de insetos e de serpentes. Ela representa o poder da ressurreição. Um him de azeite representa o Deus único e as quatro especiarias representam a criatura, o homem.
As quatro especiarias têm unidades de peso. Mirra, a primeira especiaria, pesava quinhentos siclos; a segunda, cinamomo, e a terceira, cálamo, pesavam duzentos e cinquenta siclos cada uma. A quarta especiaria, cássia, pesava quinhentos siclos. Na verdade eram três unidades de quinhentos siclos, porém a unidade do meio estava divida em duas de duzentos e cinquenta.
A composição do unguento prefigura o processo pelo qual o Senhor Jesus passou para Se tornar o Espírito que dá vida. As três unidades de quinhentos siclos representam o Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A unidade do meio se partiu em dois porque simboliza o Filho, que veio à terra para ser partido e derramar Seu sangue para redimir-nos e nos dar vida. O Pai, representado pela primeira unidade, não poderia ser partido, e, o Espírito Santo simbolizado pela terceira unidade, também não. Somente o Filho, prefigurado pela segunda unidade, pôde ser partido por nós.
Esse mesmo processo é ilustrado pelo fato de o véu do santuário se rasgar ao meio de alto a baixo, quando o Senhor morreu na cruz (Mt 27:51; Lc 23:45). Esse véu era pendurado em quatro colunas separando o Santo Lugar do Santo dos Santos. Essas quatro colunas formavam três vãos de entrada, representando o Deus Triúno. Visto que o véu se rasgou ao meio, a entrada foi feita no segundo vão, que prefigura o Filho. Uma vez rasgado o véu, temos um novo e vivo caminho que nos dá acesso ao Santo dos Santos (Hb 10:19-20). O Santo dos Santos representa nosso espírito humano, onde Deus habita. O acesso a Deus está desimpedido: basta voltar-nos ao nosso espírito.
Em prefiguração, o óleo sagrado da unção é todo-inclusivo: nele temos Deus, a divindade, e Jesus, um homem perfeito, a humanidade perfeita e adequada para cumprir o propósito de Deus. Nele também temos a morte: quando a vida da alma se sobressai, o Espírito em nós pode mortificá-la. Nele temos ainda a ressurreição: quando estamos numa esfera de morte, cabisbaixos, inativos, podemos aplicar a ressurreição que está no Espírito, para ressuscitar juntamente com Cristo. Além disso, temos a eficácia da morte e o poder da ressurreição. Assim dizemos que o Espírito é todo-inclusivo, porque Nele temos tudo. A Bíblia o chama simplesmente de “o Espírito”.
Podemos nos voltar constantemente ao Espírito em nosso espírito, simplesmente invocando: Ó Senhor Jesus!, a fim de desfrutá-Lo em todos os momentos, lugares e circunstâncias! Aleluia



Ponto-chave: Voltar ao Espírito todo-inclusivo em nosso espírito.

Pergunta: Qual é a relação entre o unguento sagrado da unção e “o Espírito”?