segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONHECER AO SENHOR E RECEBER REVELAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 6: As epístolas de Paulo (Cl 1:25)

Leitura bíblica:
At 9:3-6, 8-19; 2 Co 12:1-4

Ler com oração:
O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (Ef 1:17)
.
CONHECER AO SENHOR E RECEBER REVELAÇÃO

Paulo não foi instruído diretamente por Jesus, como os discípulos, mas teve um encontro especial com Ele no caminho para Damasco. Antes disso, ele servia a Deus de acordo com a tradição judaica e não conhecia o Senhor Jesus.
Paulo teve um encontro pessoal com o Senhor ao ver uma grande luz (At 9:3). Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Então, Saulo perguntou: “Quem és tu Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer” (vs. 4-6). Paulo deve ter pensado: “Eu nunca persegui a ninguém chamado Jesus”. Nessa ocasião, ele percebeu que, ao perseguir os cristãos, estava perseguindo o próprio Senhor.
Leiamos o trecho que corresponde a esse relato: “Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (vs. 8-16). Então Ananias foi e, depois de transmitir-lhe as palavras do Senhor, batizou-o. Paulo permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.
Era necessário que Paulo fosse batizado para se despojar do velho homem e das coisas antigas, pois Deus tinha uma grande incumbência para ele. Cremos que nesse período Paulo foi para o deserto da Arábia e teve a visão que depois descreveu em 2 Coríntios 12:1-4. Ali, talvez durante quarenta dias – como Moisés ao receber a revelação da economia veterotestamentária de Deus –, Paulo recebeu a revelação da economia neotestamentária, o propósito eterno de Deus para o homem. As palavras que Paulo escreveu em suas epístolas basearam-se nessa visão, e por meio delas temos sido abençoados com a revelação do plano eterno de Deus.

Ponto-chave:
Obter revelação da parte de Deus.
Pergunta:
O que as principais epístolas de Paulo nos transmitem?