segunda-feira, 28 de abril de 2014

BUSCAR O PROGRESSO ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 5: A visão do tabernáculo [1] – (Êx 25:8-9)

Leitura bíblica: Ef 4:10-14

Ler com oração: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres. [...] E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13:1-2). Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja (1 Co 14:12).


BUSCAR O PROGRESSO ESPIRITUAL

O tema desta semana é “A visão do tabernáculo”. O tabernáculo, lugar da habitação de Deus no Antigo Testamento, prefigura o viver da igreja hoje em vários aspectos. Seus compartimentos, materiais e utensílios possuem detalhes preciosos, cujos significados revelam como deve ser a edificação da igreja, o Corpo de Cristo, segundo o que Deus estabeleceu.
O Senhor primeiro estabeleceu na igreja os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro, os evangelistas; e, em quarto, os pastores e mestres “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11-12). A atuação de pastores e mestres é mais restrita a uma cidade, onde exercem sua função de apascentar, pastorear e ensinar os irmãos da igreja ali.
Conforme a necessidade da obra de Deus aumenta, aqueles que são pastores e mestres, e já cresceram espiritualmente, não devem ficar restritos à cidade onde vivem, ou a uma congregação, ajudando apenas um número pequeno de irmãos. Antes, devem sair para pregar o evangelho também em outras cidades, assumindo a função de evangelistas. Ao pregar o evangelho e ajudar pessoas a serem ganhas pelo Senhor, esses evangelistas precisam avançar mais um pouco. Precisam ser aperfeiçoados e se tornar profetas, isto é, aqueles que ministram a Palavra de Deus. Conforme a vida divina cresce neles, o Senhor os envia para ministrar como profetas em muitos lugares, e até outros países, de modo que assumem a função de um apóstolo, que quer dizer enviado.
Se queremos ser vencedores, devemos buscar o crescimento na vida de Deus e permitir que o Senhor nos aperfeiçoe o máximo possível a fim de estarmos prontos para ser enviados por Ele a qualquer lugar. Todos os filhos de Deus precisam progredir espiritualmente em seu serviço a Deus e não devem restringir sua função somente às reuniões da igreja em sua cidade. O resultado desse progresso espiritual será a edificação do Corpo de Cristo não apenas no lugar onde estamos, mas em toda a terra. Louvado seja o Senhor!