terça-feira, 6 de novembro de 2012

EVA o Pecado e Suas Consequências (III parte)


EVA o Pecado e Suas Consequências (III parte)

Eva foi a primeira e única mulher que começou sua vida sem uma natureza pecadora, e foi o resultado direto da obra de Deus. Era pura e santa, criada sem pecado; entretanto, foi também a primeira pessoa a cometer um pecado. Ela tinha um cenário perfeito, mas isto não a livrou dos ataques de Satanás. Como Eva, nos equivocamos quando permitimos que nossa testaruda independência nos faça desobedecer a Deus.

Ceder á tentação nos rouba a relação que temos com Deus. Também afeta aos nossos seres mais queridos. Podemos ver isso na relação de Eva com Adão e mais tarde com sua família. Toda humanidade descende dessa família e nasceu com uma natureza pecaminosa. Romanos 5:12 diz: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a norte, assim também a norte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.
Eva foi a primeira desenhadora de roupas do mundo. Fez aventai de folhas de figueira. Antes que o pecado entrara no mundo, Adão e Eva andavam nus e não estavam envergonhados. As escrituras dizem: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gênesis 3:7).

Deus rejeitou os aventais de folhas de figueira. A bíblia registra a Deus refazendo-lhes por sua roupa de folhas, e corrigindo esta situação. Gênesis 3:21 diz: “E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu”. Mais adiante, quando Deus lhes deu suas leis aos filhos de Israel, deixou bem claro que a oferenda pelo pagamento do pecado era o sangue de um animal. Hebreus 9:22 diz: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificavam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Porque Deus rejeitou as folhas de figueira? Porque eles estavam tentando cobrir o seu pecado. Em lugar das folhas, Deus lhe providenciou as túnicas de peles de um sacrifício animal. Por tanto, a roupa é uma lembrança do pecado e suas consequências.

APERFEIÇOADOS MEDIANTE O ARREPENDIMENTO


Aperfeiçoados mediante o arrependimento
Escrito por Dong Yu Lan |
Alimento Diário
- O ministério que seguimos e praticamos

Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem(Hb 5:8-9)

Mt 10:7; Rm 8:5, 17

Inicialmente pensávamos que o arrependimento era meramente uma mudança de mente. Graças ao Senhor, hoje vemos que o arrependimento está relacionado à transformação de nossa alma, por meio de negar-nos a nós mesmos, ou seja, negar o ego caído. Isso porque a mente é a principal das três partes da alma, que  também é composta de vontade e emoção. Segundo Romanos 8:5, a mente, como representante da alma, precisa inclinar-se para as coisas do Espírito para ter vida e paz.

O arrependimento é o principal requisito para entrarmos no reino dos céus. Em outras palavras, isso significa que devemos negar a vida da alma se queremos seguir o Senhor. Quando nos arrependemos, permitimos o crescimento da vida de Deus em nós, e é isso o que nos habilita para governar o mundo que há de vir, juntamente com Cristo. Por isso hoje Ele nos leva a viver a vida da igreja, a fim de aprendermos a nos esvaziar de nós mesmos por meio de nosso serviço aos irmãos. Nessa esfera somos batizados com Espírito Santo e com fogo, além de sermos aperfeiçoados pelo Senhor por meio das circunstâncias.

O próprio Senhor foi aperfeiçoado por meio das coisas que sofreu. Após receber o batismo do Espírito, Ele logo foi também batizado com fogo, quando foi levado ao deserto a fim de ser tentado pelo diabo. Após vencer as tentações do inimigo, iniciou Seu ministério, pregando na região da Galileia.

Junto ao mar da Galileia Ele chamou quatro discípulos, todos pescadores: os irmãos Pedro e André, depois Tiago e João, que também eram irmãos. Ao ouvirem o chamamento, eles abandonaram o barco, as redes e O seguiram. Depois, outros foram chamados. À medida que avançavam, pregavam que estava próximo o reino dos céus (Mt 10:7). Eles não apenas pregavam a salvação de Deus para o homem por meio de Jesus Cristo, mas também anunciavam a vinda do reino dos céus e a necessidade de nos prepararmos para esse dia.

Por muitos anos, de modo geral, quase todos os cristãos limitaram-se a pregar somente o evangelho da graça, não dando ênfase suficiente para o evangelho do reino. Graças ao Senhor, além de pregarmos o evangelho da graça, hoje vemos a necessidade de enfatizarmos a pregação do evangelho do reino, pois o reino dos céus está próximo.

O evangelho da graça reconcilia o homem com Deus, pois todo aquele que crê na obra redentora de Cristo é salvo. Esse é o primeiro passo no plano eterno de Deus. Por outro lado, o evangelho do reino prepara o homem regenerado, por meio de levá-lo a crescer em vida e amadurecer, tornando-o um herdeiro de Deus e um coerdeiro com Cristo (Rm 8:17). Esse é o evangelho completo de Deus, que não apenas salva o homem, mas também o prepara para reinar com Cristo.

   *Ser batizados com Espírito e com fogo.