segunda-feira, 26 de maio de 2014

NOSSA ATITUDE DIANTE DA PALAVRA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Mt 1:18, 20; Jo 6:63; 7:39; 2 Co 3:6b; Ef 3:3; Ap 22:17
Ler com oração: Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas (Fp 3:1). Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17).


NOSSA ATITUDE DIANTE DA PALAVRA DE DEUS

O tema desta série do Alimento Diário é “Nossa atitude para com as verdades”. Nesse contexto, nosso foco ao ter contato com a Palavra de Deus não é apenas conhecer as verdades bíblicas, mas principalmente praticá-las em nosso viver.
De fato, quanto mais temos contato com a Palavra de Deus no espírito, ruminando-a e nela meditando, mais ganhamos da vida de Deus. Porém, se nossa atitude diante das verdades bíblicas for apenas de obter o conhecimento da letra, deixamos de receber o acréscimo da vida divina em nosso espírito. Por isso a atitude de um ministro da nova aliança, um ministro do Espírito, deve ser de buscar extrair vida da Palavra e, no espírito, praticá-la, mesmo que já tenha ouvido várias vezes uma mensagem ministrada sobre determinado assunto.
O apóstolo Paulo escreveu, em uma de suas epístolas, que era segurança para os destinatários que ele lhes escrevesse as mesmas coisas (Fp 3:1). Essas coisas são, na verdade, o registro da revelação divina que ele recebeu, isto é, da economia neotestamentária de Deus (2 Co 12:1-4; Ef 3:3). Somos gratos ao Senhor pelas catorze epístolas de Paulo, pois, por meio delas, a revelação do eterno plano de Deus chegou até nós em forma escrita.
Agora, essa Palavra em forma escrita, isto é, na forma de letra, precisa se tornar vida para nós. Para isso, ao lermos as epístolas de Paulo, bem como toda a Bíblia, devemos fazê-lo no espírito e pelo Espírito, invocando o nome do Senhor e lendo-orando o conteúdo dos versículos a fim de extrair vida das Escrituras; do contrário, permaneceremos apenas com o mero conhecimento da letra, que mata (2 Co 3:6).
Nesta semana, procuraremos desenvolver o significado e aplicação dos termos “o Espírito Santo” e “O Espírito”, usados no Novo Testamento.
O Novo Testamento começa fazendo menção ao “Espírito Santo” quando fala sobre a concepção do Senhor Jesus no ventre da virgem Maria (Mt 1:18, 20). Mais tarde, vemos a menção do termo “O Espírito” referido pelo próprio Senhor Jesus (Jo 6:63; 7:39; Ap 2:17; 22:17). Não se trata de dois Espíritos, mas sim da inclusão, ao Espírito Santo, de itens da obra do Senhor Jesus, como tornar-se um homem, viver a vida humana segundo a vontade do Pai, morrer e ressuscitar. O resultado desse processo pelo qual o Senhor Jesus passou, a Bíblia chama de O Espírito, que também é chamado de o Espírito que dá vida ou Espírito da verdade (1 Co 15:45b; Jo 14:16-17). Por meio de O Espírito ganhamos a vida de Deus, e tudo o que o Senhor é, fez, realizou e alcançou se torna real para nós. Graças ao Senhor!


Ponto-chave:  O Espírito.