terça-feira, 21 de maio de 2013

CARACTERÍSTICAS DO APÓSTOLO JOÃO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica:  Jo 1:4, 17; 1 Jo 1:14; 2:7; 4:8

Ler com oração:  Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes (1 Jo 2:7).

CARACTERÍSTICAS DO APÓSTOLO JOÃO

Segundo a história da igreja, quando João saiu do exílio na ilha de Patmos, foi servir em Éfeso e ali conduziu os efésios a praticar a Palavra. Entre as características de João, a primeira é que ele não procurava se destacar, tomar a frente, mas sempre seguia os outros; e a segunda é que ele pôde aprender com a experiência dos outros. Por exemplo, João 21 relata fatos que nenhum outro evangelista citou. Embora o Senhor tenha falado com Pedro, João tomou isso para si também. Não necessariamente temos de sofrer certas coisas para aprender. Quando vemos um irmão sofrendo por causa da vida da alma, precisamos aprender a lição para sermos poupados de muitos sofrimentos.
A terceira característica de João é que, ao escrever as epístolas, não iniciou nada novo (1 Jo 2:7), mas reforçou o que o Senhor e os demais apóstolos já haviam falado. O Evangelho de João é uma explicação detalhada da Epístola aos Efésios. Por exemplo, no capítulo 14, temos o Deus Triúno revelado (cf. Ef 1). Em Efésios, Paulo fala de andar na graça e na verdade, andar no amor e na luz, e andar no espírito. Em João 1:14 lemos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. “Graça” e “verdade” não aparecem aqui por coincidência, pois Paulo já havia falado sobre isso. No versículo 17 João prossegue: “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. Andar na graça e na verdade é andar em Cristo, ou seja, está relacionado ao Filho.
Paulo ainda falou de andar no amor e andar na luz, e João os confirmou. Com respeito a andar no amor, João escreveu: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4:8); e sobre andar na luz, afirmou: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1:5). Deus Pai é amor, e, quando o amor de Deus nos alcança em Jesus Cristo, é a graça. Da mesma forma, Deus Pai é a Luz, e, quando essa luz nos alcança em Jesus Cristo, é a verdade, a realidade. Andar no amor e luz é andar no Pai.
O último item mencionado por Paulo é andar no espírito, e João registrou em seu evangelho: “Deus é Espírito” (Jo 4:24). Se queremos adorar a Deus, precisamos estar no espírito. Além disso, ele revelou que, ao crer no Senhor Jesus, receberíamos o Espírito (7:38-39). Ele também deixou claro que, após a morte e ressurreição do Senhor Jesus, o Espírito da realidade viria como o outro Consolador para estar para sempre conosco (14:16-17).
Por meio dos escritos de João, entendemos que andar na graça e na verdade (Filho), andar no amor e na luz (Pai), e andar no espírito (Espírito) é andar no Deus Triúno. Aqui está a correlação entre o Evangelho de João e a Epístola aos Efésios. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Seguir os outros, aprender com os outros e reforçar o que já foi falado.

Pergunta:  Você tem aprendido lições de vida com as experiências dos outros?


Nenhum comentário: