terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O MINISTÉRIO DE JOÃO É DA VIDA E DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA - Mens 14

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 O ministério que permanecerá até que o Senhor venha (Jo 21:18-23)

Leitura bíblica: Jo 1:1-4; 6:68; 10:10b

Ler com oração:  A vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada (1 Jo 1:2). Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11:25). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. (Jo 6:63).

O MINISTÉRIO DE JOÃO É DA VIDA E DA PALAVRA

A segunda característica do ministério de João é que seu ministério é da vida. Em João 1:4 diz: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens”. Essa vida é a vida eterna (3:16). Não é a vida que recebemos de nossos pais, mas a vida de Deus, dada a nós quando cremos em Cristo e nascemos de novo, por invocar Seu nome (1:12-13; cf. Rm 10:13).
O Senhor nos deu a Sua vida divina. Trata-se da vida incriada, incorruptível e indestrutível. E essa vida está em você! Nós temos o espírito e a vida! Isso já é o suficiente para deixar-nos loucos de alegria!
João 5:24 diz: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. Depois João afirma: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá forme; e o que crê em mim jamais terá sede” (6:35). Como o pão da vida, o Senhor Jesus não é para ser analisado. Geralmente compramos pão para comê-lo, não para estudá-lo e elogiá-lo. Esse ministério, desse modo, é para que toquemos na vida.
Em quase todos os capítulos na primeira metade de seu evangelho, João menciona a “vida” (Jo 1:1-4; 3:16, 36; 4:14; 5:24, 39-40; 6:35; 8:12; 10:10, 28; 11:25; 12:50; 14:6; 17:3; 20:31). Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (11:25). Uma das características de alguém que está no ministério de João é estar vivo e cheio de vida. Se em nosso viver não expressamos essa vida, não podemos dizer que estamos na realidade desse ministério. Temos de ressuscitar!
Quando vivemos esse ministério em realidade, suprimos vida aos outros. Nossa vida, conduta e serviço ao Senhor ministram vida às pessoas próximas a nós. Ainda que você contate alguém que está morto espiritualmente, esse alguém ressuscita!
A igreja em Éfeso, por exemplo, estava envolvida com doutrinas, discussões, genealogias e mitos (1 Tm 1:4), portanto morta com a letra. Quando, porém, João saiu da ilha de Patmos e foi para Éfeso, levou os irmãos a tocar na vida e na ressurreição. Ele encheu aquela igreja de vida, da vida eterna! Assim, eles acharam o caminho, tocaram na realidade e ganharam vida (Jo 14:6).
Além do ministério de João ser um ministério de Espírito e vida, ele é também o ministério da Palavra. Essa é a terceira característica do ministério que permanecerá até que o Senhor venha. No sentido doutrinário, essa Palavra é uma pessoa viva, o Senhor Jesus. Em nenhum outro evangelho ou escrito, a Palavra foi apresentada como sendo uma pessoa. Em João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A palavra Verbo, nesse versículo, é o equivalente à Palavra. Nossa tradução preferiu usar a palavra “verbo” por se tratar de um vocábulo masculino, que aponta para Deus. Para nossa melhor compreensão, vamos ler João 1:1 dessa forma: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus”.
O versículo 14 prossegue: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. João nos mostra que essa Palavra se tornou carne. Essa abordagem é para nos mostrar que a Palavra não é uma doutrina, mas uma pessoa viva, o Senhor Jesus!
Como sabemos que estamos lendo a Bíblia de maneira correta? Quando, depois de cinco minutos de leitura, nós nos agarramos à pessoa viva de Jesus.
As palavras do Senhor não são mera doutrina, mas são cheias do Espírito que dá vida (Jo 6:63). Assim, as palavras do Senhor são vida! Quanto mais correta for nossa atitude para com Sua Palavra, buscando sempre o Espírito que está nela, mais vida ganhamos! Ainda que alguns discípulos, ao ouvir sobre isso, se retiraram e não mais seguiram o Senhor, Simão Pedro lhe disse: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. As palavras do Senhor são as palavras da vida eterna (v. 68).
Em 1 João 1:1 lemos: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”. A Palavra é tão real e viva que podemos ouvir, ver, contemplar e apalpar com nossas próprias mãos. Aleluia! Por meio da Palavra a vida se manifestou!


Ponto-chave: Palavra, Espírito e vida.

Pergunta: Como sabemos que estamos lendo a Bíblia de maneira correta?