segunda-feira, 7 de julho de 2014

A BÍBLIA É A FONTE DAS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: At 21:12-14, 26-27; Rm 9:31; 1 Co 10:6, 11

Ler com oração: Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (2 Pe 1:20-21).

A BÍBLIA É A FONTE DAS VERDADES

Nesta semana daremos continuidade ao tema “As verdades na linha da vida”. As verdades estão na Bíblia. Muitos servos de Deus no passado, ao estudarem a Palavra de Deus e por estarem em comunhão com Ele, ganharam luz e revelação que nos trouxeram muita ajuda para prosseguirmos em nossa vida cristã.
Entretanto a revelação das Escrituras não cessa. Ela prossegue à medida que o Espírito “descortina” mais verdades na Palavra. Além disso, por mais que já tenhamos obtido as revelações que nos foram passadas pelos servos de Deus, ainda existe a necessidade de praticarmos o que já recebemos, pois o mero estudo das Escrituras pode causar divisões segundo as diferentes interpretações.
Durante anos, dedicamos muito tempo ao estudo das epístolas de Paulo, o que nos trouxe muita ajuda. De fato, podemos perceber pelos seus escritos o quanto ele foi útil a Deus. O Novo Testamento é composto de 27 livros, dos quais 14 foram escritos por ele, segundo a sabedoria que lhe foi dada (2 Pe 3:15-16). Suas epístolas, que, segundo o apóstolo Pedro, trazem coisas difíceis de entender, são de grande ajuda e têm influenciado positivamente nossas vidas!
Contudo, além de penetrarmos em seus escritos, passamos a ver as Escrituras sob seu ponto de vista. Essa extrema consideração que atribuímos ao apóstolo Paulo, de certa forma, nos influenciou a ponto de considerá-lo infalível. Deus, entretanto, não acoberta as falhas ou carências de Seus servos, mas as Escrituras também apresentam diversos fracassos de vários servos de Deus (Gn 9:20-21; 12:11-19; Nm 20:12; 2 Sm 12:9-12; Ne 13:26; Mt 1:6; Mc 8:33;
Lc 9:54-56; Gl 2:11-14). Certamente com isso eles aprenderam grandes lições que lhes serviram de ajuda para prosseguirem no cumprimento da vontade de Deus. Tudo foi registrado para o nosso ensino, para que todos esses exemplos do passado nos sirvam de advertência a fim de não enveredarmos pelo mesmo caminho (1 Co 10:6, 11).
Deus concedeu ao apóstolo Paulo revelações maravilhosas, e ele ouviu palavras inefáveis no tocante à obra de edificação das igrejas. Mas na execução da obra Paulo também teve diversas dificuldades e problemas, principalmente por causa de seu relacionamento natural com seus compatriotas segundo a carne (At 21:12-14, 26-27; Rm 9:3). Mesmo tendo dedicado tanto tempo às igrejas da Ásia, no final de sua vida ele relata ao seu cooperador: “Todos os da Ásia me abandonaram” (2 Tm 1:15). Com respeito ao seu ministério epistolar, contudo, Ele foi fiel e nos deixou em suas epístolas um legado riquíssimo de tudo o que lhe foi revelado. Concluímos que, com exceção de Jesus, nenhum homem é perfeito, mas, à medida que Seus servos permitem o trabalhar de Deus em sua vida, mais úteis eles podem se tornar.
Diante disso, vemos a importância de praticarmos humildemente as verdades que nos foram deixadas na Bíblia a fim de ganharmos vida de cada uma delas. Amém!


Ponto-chave:
Permitir o trabalhar de Deus em nossa vida.