domingo, 7 de setembro de 2014

O SENHOR PRECISA DE NÓS


ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 23: O Leão de Judá – (Ap 5:5)





Leitura bíblica: Lc 19:28-31

Ler com oração: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro (1 Jo 3:1-3).

O SENHOR PRECISA DE NÓS

Quando se preparava para entrar em Jerusalém, Jesus enviou Seus discípulos à cidade para buscar um jumentinho que estava sendo preparado para ser montado por Ele (Lc 19:28-31). Da mesma forma, todos nós, embora tenhamos uma natureza bastante teimosa e até mesmo contrária à vontade do Senhor, estamos sendo preparados para ser usados pelo Senhor e para reinarmos com Ele no mundo vindouro.
Para alcançar o Seu objetivo de trabalhar em nós até nos tornar “leõezinhos”, o Senhor nos introduziu na igreja, onde temos oportunidades de negar a nós mesmos, invocar o nome do Senhor e também nos alimentar com as Suas palavras, que são Espírito e vida. Nossa vida da alma tem a mesma característica daquele jumentinho antes de ser amarrado à videira: é teimosa, obstinada e rebelde. No entanto, quando nos alimentamos da vida que há na Palavra, somos transformados, e até mesmo nossa aparência se torna mais saudável, assim como o jumentinho que passou a ter olhos cintilantes de vinho e dentes brancos de leite (Gn 49:12).
Concluindo, vimos nesta semana que o próprio Senhor nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança. Essa aliança não é da letra, do mero conhecimento, mas do Espírito. Assim, para desempenharmos adequadamente nosso ministério, precisamos ser aqueles que vivem no espírito, invocando o nome do Senhor. Além disso, precisamos servir ativamente na igreja como diáconos e diaconisas. Em nosso serviço ao Senhor, desenvolvemos nossos dons até se tornarem ministérios, aprendemos a nos coordenar com outros irmãos e somos aperfeiçoados no ministério da Palavra, serviços e ofertas de riquezas materiais.
Também vimos que o Senhor precisa de nós, por isso Ele restringe nossa dieta, levando-nos a nos alimentar apenas de Suas Palavras, que são cheias de Espírito e vida (Jo 6:63; 2 Co 3:6). Quanto mais desfrutamos dessas Palavras e as praticamos, mais da vida divina ganhamos, e mais transformação ocorre em nós. Como resultado desse trabalhar divino em nosso ser, quando Ele voltar, estaremos prontos: os “jumentinhos” se tornarão “leõezinhos”, e seremos semelhantes a Ele (1 Jo 3:1-2), o Leão da tribo de Judá, a fim de, com Ele, governar as nações no mundo que há de vir. Que esperança maravilhosa!


Ponto-chave: O Senhor precisa de nós.

“ELE AMARRARÁ O SEU JUMENTINHO À VIDE”


ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 23: O Leão de Judá – (Ap 5:5)

Leitura bíblica: Gn 49:11-12; Ez 17:6; Jo 15:1-5

Ler com oração: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10:10b). E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5:18).

“ELE AMARRARÁ O SEU JUMENTINHO À VIDE”

Vimos ontem acerca do processo de transformação do jumentinho em leão. O jumento é um animal bastante rude e grosseiro que, diferentemente do cavalo que se alimenta do pasto, costuma comer qualquer coisa que encontre pelo caminho. No entanto, para passar pela transformação e se tornar um leão, o jumento de Gênesis 49 foi amarrado à videira mais excelente. Conforme lemos em Ezequiel 17:6, a videira é uma planta que cresce horizontalmente e, assim, seus frutos estão sempre acessíveis a quem deseje se alimentar deles.
Podemos dizer que, segundo nossa experiência, essa videira representa não apenas Cristo, a videira, mas também a igreja, que são os ramos da videira (Jo 15:1-5). Aquele jumentinho, que antes se alimentava de tantas coisas vis, agora está amarrado à videira e come da melhor uva! Louvamos ao Senhor por haver nos colocado na vida da igreja! Hoje estamos “atados” a esse Cristo excelente, e nosso único alimento é a vida que Ele nos supre por meio de Sua Palavra e pelo viver da igreja.
Como “jumentos” em transformação, eventualmente podemos desejar outros tipos de “alimento”, mas, para nossa salvação, Ele nos “atou” a essa “vide”. Dessa maneira, conforme lemos em Gênesis 49:11-12, nossa natureza é transformada por meio de restringir nossa dieta a apenas “uva” e mais “uva”. Assim podemos experimentar o que Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10:10b).
Continuando em Gênesis 49, a parte final do versículo 11 diz: “Lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas”. A expressão “sangue de uvas” nos mostra a abundância de vida. É essa vida abundante que, pouco a pouco, transforma esse jumento, a ponto de seus olhos ficarem cintilantes de vinho e os dentes brancos de leite. Sabemos que, quando alguém bebe muito vinho, logo seus olhos ficam avermelhados, mas, aqui, eles se tornaram cintilantes. Em Efésios 5:18, Paulo nos adverte para não nos embriagarmos com o vinho, mas nos enchermos do Espírito. De maneira prática, podemos falar e cantar os hinos, ler-orar a Palavra e também invocar o nome do Senhor. Aleluia! O resultado de permanecermos atados a essa videira é nos tornarmos pessoas cheias do Espírito, de modo que isso se manifeste a todos à nossa volta.


Ponto-chave: Vida e mais vida!