segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DA VISÃO PANORÂMICA

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SEGUNDA-FEIRA (páginas 39 e 40)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: UMA VISÃO PANORÂMICA – (1 TS 1:1, 3, 5-10)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
At 15:40; 17:1-9; 20:4; Cl 4:10
Ler com oração:

Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros (1 Ts 1:1).

A IMPORTÂNCIA DA VISÃO PANORÂMICA

Nesta semana, vamos “sobrevoar” a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses para obter uma visão panorâmica das circunstâncias vivenciadas pelo apóstolo e seus companheiros. Veremos como a cultura e a religião da época foram um grande obstáculo ao avanço do evangelho, gerando oposição tanto de judeus como de gregos. E foi justamente por haver tantos desafios que a conversão dos tessalonicenses teve tanta repercussão. Deus pôde constituir em Tessalônica um organismo vivo, a igreja, em contraste com a idolatria reinante. Nos três últimos dias desta semana, iremos apresentar catorze itens que formarão um esboço completo dessa carta.
Para melhor compreensão da epístola, apresentaremos um panorama do cenário da época que nos permitirá um aprendizado vivo e dinâmico. Pelo registro bíblico, vemos que Paulo e Silas partiram de Antioquia e viajaram pela Ásia, onde confirmaram as igrejas levantadas na região da Galácia e da Capadócia (At 15:40). Nessa ocasião, Timóteo também se uniu a eles. Depois, atendendo a um chamado macedônio, foram direcionados pelo Espírito para o continente europeu. A primeira cidade em que pregaram o evangelho foi Filipos. Em seguida, Paulo, Silas e Timóteo foram até Tessalônica, cidade de origem grega, dominada pelo Império Romano.
Em Atos 17:1-2, é-nos mostrado que, por três sábados, ou seja, por ao menos três semanas, os apóstolos permaneceram em Tessalônica. Provavelmente a estada deles tenha-se prolongado um pouco mais, contudo a Bíblia não deixa isso claro.
Um segundo aspecto que extraímos da passagem acima é que Paulo, por não ter outro lugar para realizar suas pregações, procurou a sinagoga dos judeus. Nesse lugar se falava das Escrituras, e para ali concorriam os gregos piedosos, isto é, aqueles que buscavam conhecer o Deus único.
O versículo a seguir descreve o conteúdo da pregação de Paulo aos tessalonicenses: “Expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio” (At 17:3). Aqui, o apóstolo apresentou uma grande novidade para todos, o tema da ressurreição. E, com certeza, também anunciou a segunda vinda do Senhor Jesus, quando, então, a era atual será encerrada com a introdução de Seu reino eterno. Portanto, ao falar de um novo rei, a atenção do Império Romano poderia ser despertada a fim de evitar qualquer tentativa de revoltas ou movimentos de independência. Pregar sobre um rei que viria no futuro e traria Seu reino era uma questão delicada, um problema político.
Percebemos claramente quais pessoas futuramente comporiam a igreja em Tessalônica: alguns poucos judeus e uma multidão de gregos: “Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres” (At 17:4). O evangelho também havia alcançado “muitas distintas mulheres”, e esse é o primeiro relato bíblico desse fato, ocorrido em Tessalônica. O segundo está relacionado ao que ocorreu em Bereia (v. 12), onde mulheres gregas de alta posição igualmente se converteram a Jesus. O evangelho, então, passava a alcançar pessoas de alto nível cultural e social. Nessa promissora igreja, dentre os judeus convertidos, estava Aristarco, que foi muito útil a Paulo como seu cooperador e companheiro de prisão (At 20:4; Cl 4:10).
Tais pessoas salvas pela pregação do evangelho possuíam recursos humanos e financeiros, um bom entendimento da Palavra e eram influentes na sociedade. Havia uma grande expectativa, por parte de Paulo e Silas, com relação ao progresso dessa igreja. Lamentavelmente, Paulo e Silas tiveram de fugir de Tessalônica, o que lhes condoeu o coração, pois desejavam trabalhar mais ali e gerar uma igreja modelo.
O pano de fundo dessa epístola é muito útil porque nos permite ter uma visão mais completa do ambiente em que viviam os tessalonicenses daquela época e de como a igreja foi levantada ali.